Polícia

INVESTIGAÇÃO

Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí é alvo de operação da Polícia Federal

As ações, que tramitam sob sigilo, também tem como alvo a filha do desembargador, a advogada Lia Rachel de Sousa Pereira Santos

Da Redação

Quinta - 02/10/2025 às 12:06



Foto: Tribunal de Justiça Desembargador José James Gomes Pereira
Desembargador José James Gomes Pereira

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, José James Gomes Pereira é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira (2). As ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). As ações, que tramitam sob sigilo, também tem como alvo a filha do desembargador, a advogada Lia Rachel de Sousa Pereira Santos, além de outros três investigados.

De acordo com a decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, relator da Cautelar Inominada Criminal nº 176/DF, os mandados de busca e apreensão foram expedidos para apurar possíveis práticas de corrupção, associação criminosa e ocultação de patrimônio.

Além dos endereços ligados ao desembargador, agentes federais também estiveram no escritório Germano Coelho Silva Barbosa Sociedade Individual de Advocacia, localizado no bairro Horto, zona Leste de Teresina.

O que a PF pode apreender

As ordens autorizam a coleta de documentos físicos e digitais que possam indicar envolvimento dos investigados, como:

  • procurações, alvarás, agendas, rascunhos e registros de transações;

  • contratos, notas fiscais, recibos, planilhas e comprovantes de depósitos ou transferências que possam apontar indícios de corrupção;

  • escrituras, contratos de compra e venda e registros de veículos que possam revelar ocultação de bens.

A determinação também prevê a apreensão de equipamentos de armazenamento de dados, como notebooks, celulares, HDs externos e pendrives, cujos conteúdos poderão ser analisados ainda durante a operação.

Os policiais receberam autorização para vasculhar compartimentos ocultos e, caso haja indícios de que pessoas presentes escondam provas, realizar busca pessoal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: