Polícia

Carga com 240 garrafas de vinho estrangeiro é apreendida em Floriano

A mercadoria estava sendo transportada em um ônibus de linha interestadual

Cintia Lucas

Terça - 30/05/2023 às 14:51



Foto: Divulgação PRF/PI Carga de vinho é apreendida
Carga de vinho é apreendida

Uma carga com 240 garrafas de vinho foi apreendida, na tarde de ontem, 29, na BR 230, em Floriano, Sul do Piauí. A remessa de bebida está avaliada em R$ 24.000,00 e é importada ilegalmente da Itália e do Chile. A mercadoria estava sendo transportada em um ônibus de linha interestadual, que tinha como origem São Paulo (SP) e destino a cidade de Piripiri, região Norte piauiense.  

Na próxima semana, acontece o Festival de Inverno de Pedro II, evento que atrai milhares de pessoas para a cidade, localizada na região Norte e onde é consumida grande quantidade de bebida, em especial o vinho, devido a temperatura amena da cidade.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a equipe realizava fiscalização, quando abordou o veículo, que tinha várias caixas brancas armazenadas.

Um dos condutores do ônibus, um homem de 31 anos, informou que estava transportando 20 caixas de bebidas para um conhecido residente em PI. Além disso, ele também afirmou que a mercadoria não possuía notas fiscais.

As garrafas eram de 750ml, de origem italiana e chilena. Os produtos foram encaminhados à Polícia Federal de Teresina para procedimentos cabíveis.

O condutor deve ser enquadrado no crime de Descaminho, previsto no art. 334 do Código Penal, que refere-se ao ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. Além de ser crime, a prática também representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: