
Cerca de sete cães que seriam vítimas de zoofilia, a prática sexual entre humanos e animais, foram resgatados nesta terça-feira (21) de uma casa no bairro São João, na zona Leste de Teresina. Segundo denúncias de vizinhos, a prática ocorriam há mais de um ano. O resgate dos animais foi feito por representantes da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB Piauí com apoio do Abrigo de Animais Lar do Nando, nesta terça-feira (21).
Os cães estavam sob tutela de um homem de 40 anos com transtorno mental e sua mãe, uma idosa. De acordo com a presidente da CPDA, Dárcia Alencar, o caso chegou a ser denunciado na Delegacia Especializada em julho de 2023, mas não foi solucionado. Os animais permaneciam sendo abusados.
“É lamentável que a Comissão tenha precisado recorrer a um protetor, que já está cheio de animais em seu abrigo. O ideal seria que a Delegacia Especializada tivesse adotado providências para retirada dos animais dessa situação, que já estão há muito tempo sendo violentados”, disse.
Nesta terça-feira (20), vizinhos entraram em contato com a Comissão após ouvir gritos dos animais, indicando supostas agressões. Os animais foram encaminhados para a Delegacia de Proteção e Meio Ambiente (DPMA), onde serão submetidos à perícia.