
Agentes penitenciários conseguiram abortar uma fuga de oito presos da Penitenciária Regional de Esperantina, localizada a 190 Km de Teresina.
Em uma ronda de rotina nos arredores da unidade feita pelos agentes plantonistas por volta das 22h, os agentes detectaram uma movimentação anormal no corredor de acesso aos pavilhões e ao adentrarem ao corredor se depararam com os oito detentos que estavam prestes a conseguir êxito na fuga. Os detentos haviam cerrado as grades da cela "A" da triagem interna e já estavam no corredor central do presídio, faltando poucos obstáculos para concretizarem a fuga.
O Presídio de Esperantina passa por diversos problemas estruturais e superlotação. Na semana passada, foram encontradas 70 armas artesanais, celulares, drogas e um mapa da planta do presídio. A cerca elétrica está sem funcionar há mais de 02 anos, a unidade que deveria atender 157 internos, atualmente está com aproximadamente 400 detentos.
Em virtude do baixo efetivo de Agentes Penitenciários atualmente existente no Sistema Prisional do Piauí, há no Presídio de Esperantina apenas 05 Agentes diariamente para atender essa enorme população carcerária em suas necessidades básicas e ainda são os responsáveis pela Segurança, fazendo o difícil e perigoso trabalho de impedir fugas, rebeliões e mortes de presos dentro do Presídio
"Amanhã, dia 29, a partir das 10:00hs da manhã na se do SINPOLJUSPI haverá uma Assembléia Geral dos Agentes Penitenciários, a categoria cobra do Governo do Estado o cumprimento de Leis e Acordos Judiciais que contemplam 275 Agentes Penitenciarios com Promoções e poderá deflagrar GREVE caso não haja um posicionamento positivo em relação a essas demandas" afirma José Roberto, presidente do Sinpoljuspi.
Fotos dos fugitivos:



DetentoFoto: Divulgação
Fonte: Com informações do Sinpoljuspi