O advogado Maurilio Pires Quaresma foi preso em flagrante na tarde dessa terça-feira (27) sob acusação de agredir a esposa, Iana Márcia Silvia Aguiar, em uma praça pública na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí.
Ele foi acusado de violência doméstica e enquadrado na Lei Marinha da Penha. Maurílio Quaresma é candidato a Secretário Geral na chapa “OAB de Esperança”, encabeçada por Raimundo Júnior, em Esperantina.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, Iana Márcia compareceu à delegacia e denunciou que foi agredida fisicamente pelo esposo e que foi ameaça de morte. Imediatamente os policiais se deslocaram e encontraram Maurílio Quaresma na rua Juarez Távora, em Esperantina, o conduzindo para a delegacia. O advogado não resistiu a prisão e não foi necessário o uso de algemas.
Segundo a delegada da Seccional da Policia Civil de Esperantina, Polyana Oliveira e Silva, Maurílio ficou em silêncio durante o depoimento e não foi arbitrada fiança. Ele vai passar por audiência de custódia ainda nesta quarta-feira (28).
Histórico de agressões
A vítima relatou em depoimento à delegada diversos episódios de agressão e de ameaças no contexto de violência doméstica e familiar. Iana disse que convive com Maurílio há cinco anos e que tem uma filha de 2 anos com ele.
Segundo o relato da vítima, após o nascimento da filha o seu relacionamento com Maurílio ficou cada vez mais conflituoso. Em 2023 ele teria causado um corte na cabeça dela com o uso de um celular, no qual precisou de atendimento médico para suturar o corte.
Ela também contou que Maurílio já a ameaçou de morte mostrando-lhe uma arma de fogo e que é frequentemente chamada por ele de "vagabunda, pilantra, golpista, bandida, rapariga".
A vítima foi encorajada por sua mãe a denunciar as agressões após chegar na casa dela com vários hematomas decorrente das agressões físicas. Iana contou ainda que diversas vezes as agressões ocorreram na frente da filha e que chegou a ser agredida quando estava operada e amamentando.
Eleição da OAB
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), para o triênio 2025/2027 serão realizadas no próximo sábado, dia 30 de novembro de 2024.
Em todo Piauí, os advogados e advogadas irão escolher membros do Conselho Seccional e sua Diretoria, Conselheiros Federais, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e das 20 Subseções da entidade. A votação acontecerá das 10h30 às 18h30 na Sede da OAB Piauí, em Teresina, e nas 20 Subseções piauienses.