Ninguém questiona a importância do ensino de línguas na educação de crianças e jovens da rede municipal de Teresina. No entanto, soa absurdo — e até irresponsável — que, no apagar das luzes da gestão do prefeito Dr. Pessoa, surja uma licitação de quase R$ 300 milhões apenas para o ensino de inglês. Isso ocorre enquanto a cidade enfrenta crises graves, como o caos na saúde, transporte público e coleta de lixo.
A situação fica ainda mais preocupante com o cenário financeiro da Prefeitura de Teresina, que, segundo a equipe de transição do prefeito eleito Silvio Mendes, deve fechar o ano com um rombo superior a R$ 800 milhões. Em meio a esse desastre administrativo, o anúncio de mais um gasto milionário parece, no mínimo, desconectado da realidade.
Nesta quarta-feira (27), Silvio Mendes (União Brasil), declarou que pedirá, acertadamente, ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) a suspensão da licitação, publicada no Diário Oficial do Município há apenas três dias. Para Mendes, essa iniciativa é um "devaneio" que desrespeita as prioridades mais urgentes da cidade.
Silvio Mendes também destacou outro problema alarmante: a queda no índice de alfabetização básica. "Quando deixamos a Prefeitura, em 2010, 96 de cada 100 crianças estavam alfabetizadas em português. Hoje, esse número caiu para 54. Antes de investir em ensino de inglês, precisamos resolver o básico", afirmou o prefeito eleito.
O "jabuti inglês", foi descoberto por Ismael Silva, vereador reeleito e futuro secretário de Educação, que já iniciou articulações com a futura procuradora-geral Virgínia Gomes para levar o caso ao TCE-PI. Mendes enfatizou que sua gestão priorizará saúde, educação e transporte, deixando claro que "irregularidades graves não passarão despercebidas".
Além da polêmica licitação, o futuro secretário de Administração, Marcos Elvas, alertou para a necessidade de prudência no uso do dinheiro público durante o período de transição. Embora Mendes tenha descartado uma "caça às bruxas", deixou claro que pretende reverter o caos deixado pela atual administração.
A equipe de Silvio Mendes já trabalha em um plano focado em recuperar educação básica, fortalecer a saúde pública e melhorar a infraestrutura de serviços essenciais. Na próxima segunda-feira (2), Mendes se reunirá com sua equipe para alinhar metas e estabelecer prioridades concretas para o início da nova gestão.