Municípios

Secretário de Transportes e empresários são presos por desviar recursos em Itaueira

O prefeito da cidade, Quirino Avelino, é apontado como chefe da organização criminosa

Alinny Maria

Terça - 15/09/2020 às 13:25



Foto: Divulgação Gaeco investiga prefeito de Itaueira por lavagem de dinheiro
Gaeco investiga prefeito de Itaueira por lavagem de dinheiro

O secretário de transportes de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante, foi preso na manhã desta terça-feira (15/09) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) durante a Operação Perpetuatio, que investiga suspeitos de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa liderada pelo prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB).

Além do secretário, dois empresários também foram presos suspeitos de participação no esquema. Um deles é Jeremias Pereira da Silva, dono de uma empresa de locação de veículos e o outro é Edivan de Sousa. No total, as equipes do Gaeco cumprem três mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em Itaueira. Ao longo do dia poderá haver novos desdobramentos.

As investigações apontaram que em um dos crimes é referente à aquisição de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde através da empresa Totalmax Serviços e Produtos, com sede em Santa Inês (MA). A ambulância foi adquirida pelo valor de R$ 79 mil, mas o veículo usado não corresponde ao que está descrito na nota fiscal do produto. Apesar de ter as mesmas características, o chassi correspondia a outro carro.

Outra irregularidade foi encontrada  construções e reformas de obras públicas, inclusive, em pavimentação de vias. O Gaeco ainda constatou a não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar. Desta forma, as investigações apontaram que o prefeito Quirino Avelino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão.

Os presos foram levados para o presídio Vereda Grande, em Floriano. O prefeito de Itaueira ainda não se pronunciou sobre o caso.

Notícia relacionada:  Prefeito de Itaueira é acusado chefiar esquema de lavagem de dinheiro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: