Geral

Prefeito de Itaueira é acusado chefiar esquema de lavagem de dinheiro

Três pessoas foram presas na operação deflagrada pelo GAECO em Itaueira

Alinny Maria

Terça - 15/09/2020 às 08:10



Foto: Prefeitura de Itaueira Prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB)
Prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí (MPPI), deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (15) em que o principal alvo é o prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), acusado de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público do município.

A 'Operação Perpetuatio' tem o objetivo de cumprir três mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. As equipes policiais fazem buscas na residência do prefeito, em Itaueira. De acordo com o Gaeco, o prefeito se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios.  Três pessoas foram presas, sendo o secretário municipal de Transportes, Gaston de Sousa Cavalcante, e dois empresários. 

As investigações apontaram que a organização criminosa liderada pelo prefeito é responsável por desviar recursos públicos e lavar dinheiro com a aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde, pavimentação de vias e na prestação do serviço de transporte escolar.

O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública.

Leia também:  Secretário de Transportes e empresários são presos por desviar recursos em Itaueira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: