Municípios

Governadora decreta situação de emergência em 41 municípios no Piauí devido à seca; lista

Os municípios estão aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira

Da Redação

Quinta - 18/08/2022 às 11:54



Foto: Reprodução A seca é um fenômeno natural periódico no semiárido brasileiro
A seca é um fenômeno natural periódico no semiárido brasileiro

A governadora Regina Sousa (PT), publicou nessa quarta-feira (17), o Decreto número 21.484/2022, que declara situação de emergência em decorrência da seca em 41 municípios piauienses pelo prazo de 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado. 

O documento considera a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos, na maioria dos municípios do Estado, sobretudo os da região do semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR/PI – provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA.


O monitoramento realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como situação de seca grave e moderada.  O levantamento sistemático da produção agrícola, realizado pelo IBGE, demostra também que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido, ainda não foi restabelecida no total.

O decreto estadual observa que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios de água dos municípios e alguns deles, especialmente do semiárido, estão em situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme informações dos prefeitos e das visitas in loco de técnicos da Secretaria da Defesa Civil.

De acordo com dados oficiais, vários municípios já expediram decretos municipais de situação de emergência e existem inúmeras solicitações de autoridades municipais para atendimento com água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem.

De acordo ainda com o decreto estadual, ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao sistema de proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Lista dos municípios em situação de emergência:

1 - Alagoinha
2 - Alegrete do Piauí
3 - Anísio de Abreu
4 - Betânia
5 - Brejo do Piauí
6 - Bonfim do Piauí
7 - Bom Princípio do Piauí
8 - Caldeirão Grande
9 - Caracol
10 - Caridade
11 - Capitão Gervásio Oliveira
12 - Campo Alegre do Fidalgo
13 - Coronel José Dias
14 - Dirceu Arcoverde
15 - Dom Inocêncio
16 - Fartura do Piauí
17 - Francisco Santos
18 - Jacobina
19 - Lagoa do Barro
20 - Marcolândia
21 - Padre Marcos
22-Patos do Piauí
23 - Paulistana
24 - Vila Nova
25 - São Lourenço
26 -São Raimundo Nonato
27 - Simões
25 - São Francisco de Assis
29 - Santa Cruz do Piauí
30 – Francisco Macedo
31 – Campo Grande
32- São Braz
33 – Pio IX
34 – São Julião
35 – Guaribas
36 – Queimada Nova
37 – Fronteiras
38 – Morro Cabeça do Tempo
39 – Acauã
40 – Jurema
41 – Santo Inácio

Governo assina ordem de serviço e autoriza início de obras de manutenção em Algodões

Bolsonaro gasta R$ 1,2 milhões furar poços, mas não entrega água no Piauí

Em Altos o lixo já é totalmente tratado em central de resíduo com alta tecnologia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: