Municípios

Em Altos o lixo já é totalmente tratado em central de resíduo com alta tecnologia

Recolhimento e tratamento corretos do lixo evita doenças e protege o meio ambiente

Da Redação

Sexta - 12/08/2022 às 12:21



Foto: Divulgação Central de tratamento de resíduos sólidos de Altos é modelo
Central de tratamento de resíduos sólidos de Altos é modelo

A cidade de Altos, localizada a 42 km de Teresina, vem mudando a realidade do tratamento do lixo com a instalação, recente, da Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Isso ocorre a partir da operação de coleta nas unidades de células domiciliares, passando pelo adequado cuidado com o lixo hospitalar, com a compostagem e materiais recicláveis. Com isso, a cidade deixa um com o legado de um planeta melhor para as futuras gerações.

De acordo com a Associação das Empresas de Limpeza Urbana Pública (Abrelpe), a destinação incorreta dos resíduos, que cria lixões no lugar de aterros sanitários, prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros. E isso, segundo a Abrelpe, gera um custo de aproximadamente US$ 1 bilhão por ano para o sistema de saúde e meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2 de agosto de 2010, é chamado de resíduo sólido todo o material de substância, objeto ou bem que foi descartado, resultado da ação humana na sociedade.

“Uma central de tratamento de resíduos é projetada para reduzir os danos do lixo a natureza. Sua base é impermeabilizada com compactação de solo e camadas de geotêxtil e geomembranas de PEAD para evitar que o chorume produzido infiltre no solo e polua o lençol freático", explica Antoniel Morais, engenheiro civil

, também é feito a captação e queima controlada do biogás através de sistema drenagem. O biogás produzido através dos resíduos causa o efeito estufa, numa CTR e feito a captação e queima controlada, também pode ser gerado energia limpa”, explica Antoniel Morais, engenheiro civil da Revita, empresa responsável pela obra em Altos.

Ele garante que todo o tratamento é feito com o compromisso de proteger o meio ambiente, atendendo as necessidades da sociedade, fazendo o descarte correto do lixo.

"Realizamos tudo em sintonia com as comunidades circunvizinhas da Central, com segurança, qualidade nos serviços prestados, integridade, trabalho em equipe, inovação, responsabilidade socioambiental e parcerias", ressalta Antoniel, acrescentando que a empresa busca sempre as melhores práticas de mercado e oferece soluções essenciais para vida.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: