
A fábrica da Caterpillar em Piracicaba (SP) sediou, no sábado (13), a final nacional do Desafio Mundial de Operadores Caterpillar Cat 2025–2026, promovido pela Sotreq. O vencedor foi Luanderson Patricio de Sousa, da cidade de Altos, no Piauí, que agora representará o Brasil na etapa latino-americana, marcada para 25 de outubro, também em Piracicaba.
Com a vitória, Luanderson segue na disputa por uma vaga na final mundial, que acontecerá em março de 2026, durante a CONEXPO-CON/AGG, maior feira da construção da América do Norte, em Las Vegas (EUA).
O operador comemorou o título com emoção e gratidão. “Sou muito grato à Sotreq e à Caterpillar por valorizarem o trabalho dos operadores. Conhecer a fábrica foi a realização de um sonho. Me arrepiei ao ver de perto a preocupação da empresa em oferecer conforto e tecnologia dentro das máquinas. Isso mostra que pensam em quem está no dia a dia operando, atrás do volante. Fico muito agradecido!”, disse Luanderson.
Natural de Altos (PI), o operador tem 32 anos e começou cedo na profissão. Aos 10, já demonstrava interesse pelas máquinas operadas pelo tio. Formou-se aos 19 anos, em um curso técnico em Teresina, e iniciou carreira na construção civil. Na etapa regional de São Luís (MA), conquistou o segundo lugar e se classificou para a final nacional, onde se destacou pela precisão, segurança e domínio técnico nas provas.
Elder Correia e Paulo Henrique Maia ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os três se destacaram entre os 15 finalistas, classificados em etapas regionais realizadas em Contagem (MG), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia (GO) e Jaguariúna (SP). A competição recebeu cerca de 2 mil inscrições em todo o país.
A fase nacional envolveu quatro provas práticas, simulando desafios reais com escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras e, pela primeira vez, minicarregadeiras. As tarefas exigiram precisão e agilidade, com o uso de tecnologias como o Cat Grade 2D, que aumenta a eficiência e a segurança nas operações.
“É um evento super rico para a gente estabelecer essa interação maravilhosa com os operadores, profissionais super importantes no dia a dia das operações espalhadas pelo Brasil inteiro. Pessoas que vemos atuar com todo o esforço e competência na condução de equipamentos de alta qualidade, com mãos muito qualificadas, como a gente pôde ver aqui”, afirmou Ricardo Geraldi, Diretor de Desenvolvimento de Mercado da Sotreq.
Além dos troféus e medalhas, os três primeiros colocados receberam kits exclusivos. O evento foi estruturado para receber competidores, equipes técnicas e imprensa.