PERÍCIA

MP-PI vai enviar equipe para apurar danos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia

Erosão e assoreamento de rios e riachos do município são os principais estragos ambientais causados devido extravasamento das bacias de contenção de água


Barragem em São Gonçalo do Gurgueia

Barragem em São Gonçalo do Gurgueia Foto:

Os danos socioambientais registrados nos últimos 45 dias em São Gonçalo do Gurgueia, município situado 798 quilômetros de Teresina, serão investigados por uma equipe técnica do Ministério Público do Piauí (MP-PI), de acordo com Inquérito Civil Público instaurado pela Promotoria de Justiça de Gilbués, que tem a frente o promotor José Sérvio de Deus Barros.

"A gente está solicitando de Teresina pessoas que vão fazer um estudo, independente do relatório que a SEMAR vai enviar para a gente. Há um pedido com caráter de urgência para que venha pessoal de Teresina do próprio MP, que trabalha com essa questão de perícia para fazer levantamento lá em cima da Serra [onde o parque solar está instalado], para termos nosso próprio veredito. Estamos aguardando ainda para esse mês", disse Jesi, secretário do promotor.

A erosão e o assoreamento fluvial causados por desmatamento da vegetação que circunda brejos, riachos e cursos d’água que desembocam no Rio Gurgueia serão alvos da vistoria. Os impactos ambientais são decorrentes do extravasamento das bacias de contenção do empreendimento Geração de Energia Elétrica Fotovoltaica Solar, pertencente à Enel Green Power.

O MP-PI requisitou à companhia cópia integral do Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e o licenciamento ambiental. À Semar foi solicitado informações sobre providências já tomadas para findar as ações danosas ao meio ambienta no município.

Em entrevista exclusiva ao Piauihoje.com, a secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro, confirmou que os estragos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia foram grandes. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos chegou a enviar duas equipes para investigar os danos.

Desde o último 12 de fevereiro o Piauihoje.com publicou uma série de reportagens sobre o caso. Confira a seguir.

CONFIRA SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE O CASO

Novo rompimento em parque solar causa mais prejuízos em São Gonçalo do Gurgueia

Deputada quer embargar obra que causou estragos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia

Estilo Bacurau: moradores dão 15 dias para Enel consertar rompimento em parque solar

Rompimento de bacias em usina solar gera prejuízos e danos ambientais no Sul do Piauí

Secretário proibido de entrar em local onde houve rompimento de bacia de contenção

SEMAR não sabia da construção das bacias que romperam em parque solar no Sul do Piauí

Prefeito pede socorro após rompimento em parque solar em São Gonçalo Gurgueia

Enel reforça estrutura e ajuda vítimas do rompimento de bacias do parque solar

Agricultores acusam Enel de despejar dejetos e contaminar águas do Rio Gurgueia

Semar confirma danos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia e pode multar Enel

Próxima notícia

Dê sua opinião: