BACIAS DE CONTENÇÃO

Novo rompimento em parque solar causa mais prejuízos em São Gonçalo do Gurgueia

Bacias de contenção do parque solar em São Gonçalo do Gurgueia se romperam pela terceira vez após forte chuva que atingiu o município no último sábado (29)


Estragos provocados com novo rompimento de bacia de contenção em parque solar

Estragos provocados com novo rompimento de bacia de contenção em parque solar Foto: Montagem Piauihoje.com

Os moradores de São Gonçalo do Gurgueia, município localizado a 798 quilômetros de Teresina, no extremo Sul do Piauí, foram pegos de surpresa por mais um rompimento das bacias de contenção do parque solar instalado na cidade pela companhia italiana Enel Green Power, que atua na geração e distribuição de energia elétrica.

A forte chuva que caiu na cidade durante a manhã do último sábado (29), rompeu parte da estrutura em torno do complexo fotovoltaico e água desceu da Serra Santa Marta, onde a usina de geração solar está sendo construída, arrastando árvores e levando sedimentos para dentro de propriedades de moradores da região e do Riacho dos Macacos.

“O rompimento foi ontem com chuva de 9h até 11h. Não chegou a atingir casas, só o assoreamento do rio, mas arrancou árvores, danificou pontes”, conta um munícipe.

Ponte destruída

A Ponte dos Macacos que liga o povoado Travessia dos Macacos à zona urbana também foi destruída com o novo rompimento. A ponte havia sido revitalizada recentemente pela prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia.

Os agricultores familiares relatam que o primeiro rompimento aconteceu no dia 5 de fevereiro e os estragos imediatos provocados foram destruição de vegetação, morte de animais atolados em poças formadas a partir da grande quantidade de sedimentos arrastados pela correnteza e o assoreamento do Rio Gurgueia.

"Aqui estamos na localidade Macacos, bem exatamente onde é a Ponte entre [propriedades de] Minerva e Silu, pelo jeito andou estourando outra barragem em cima da serra, podem ver que não está chovendo e olha a cheia desse riacho, nunca tinha vista antes desse jeito. Com certeza essa água está vindo da serra. Olha o lugar da ponte, só vê o lugar, não sei nem se a ponte foi embora. Olha aqui o tanto de água, água não, na verdade é lama que está descendo, vindo, com certeza, das barragens da serra do projeto solar da Enel", diz um homem identificado apenas como Denisvaldo, caseiro na fazendo do ex-prefeito da cidade, conhecido como Silu.


CONFIRA SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE O CASO

Rompimento de bacias em usina solar gera prejuízos e danos ambientais no Sul do Piauí

Secretário proibido de entrar em local onde houve rompimento de bacia de contenção

SEMAR não sabia da construção das bacias que romperam em parque solar no Sul do Piauí

Prefeito pede socorro após rompimento em parque solar em São Gonçalo Gurgueia

Enel reforça estrutura e ajuda vítimas do rompimento de bacias do parque solar

Agricultores acusam Enel de despejar dejetos e contaminar águas do Rio Gurgueia

Semar confirma danos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia e pode multar Enel

ESTRUTURA

A construção de bacias de contenção em obras de grande estrutura é capaz de reduzir o pico de escoamento e de evitar inundações e degradação de terrenos e habitações. Servem ainda para reduzir quantidade de contaminantes, auxiliam no controle da erosão, recarregam os aquíferos e ainda podem ser usadas para armazenar água.

Desde o primeiro rompimento no início de fevereiro, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo do Gurgueia, “o escoamento está anormal e as águas, lama, detritos e entulhos já atingiram as nascentes dos riachos como os do Boqueirão dos Macacos, Buritizinho e do Buriti do Meio”.

ENEL

A companhia italiana, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que trabalha analisando os estragos provocados com a chuva de sábado que causou o rompimento das bacias de contenção pela terceira vez em menos de um mês em São Gonçalo do Gurgueia.  A Enel esclareceu ainda que o volume de água da última equivale a dez dias de chuvas, se levado em conta a média prevista para fevereiro.

A empresa afirmou que têm encontrado dificuldades para locomover o maquinário durante o período chuvoso na região, mas que dispõe de 80 técnicos e 50 máquinas atuando na localidade onde o parque solar está situado.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra abaixo.

A Enel Green Power informa que está atuando, desde ontem, para analisar os impactos da forte chuva que atingiu a região do parque Solar São Gonçalo na manhã do último sábado, com volume equivalente a 10 dias em relação a média histórica de chuvas para o mês de fevereiro.  Cerca de 80 técnicos, com 50 máquinas (como tratores, caminhões e retroescavdeiras),  têm trabalhado dentro e fora do parque para conter as efeitos das chuvas, mas encontram dificuldade de deslocamento, em função das precipitações frequentes no local.  

No sábado, representantes da companhia visitaram  moradores das comunidade de Buritizinho e Macacos para verificar se foram afetados pelas chuvas e para prestar a assistência necessária. A companhia acrescenta que uma empresa de consultoria especializada já está realizando um estudo voltado a mapear as áreas atingidas pelas frequentes chuvas na região, melhorar o acesso à água das comunidades afetadas e avaliar o impacto de chuvas futuras. Essa análise será utilizada para verificar a necessidade de medidas adicionais para a contenção de sedimentos, externos às obras do parque, de outras medidas de proteção.

A Enel Green Power ressalta ainda que tem garantido água potável para a comunidade. A empresa também mantém um canal de diálogo aberto com moradores da região, que podem entrar em contato por meio do 0800 2853455 e da Ouvidoria Móvel, com um profissional que circula pela cidade de São Gonçalo do Gurguéia em um veículo identificado como Enel.


Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: