Municípios

SÃO GONÇALO DO GURGUEIA

Estilo Bacurau: moradores dão 15 dias para Enel consertar rompimento em parque solar

Moradores, prefeitura, Semar, SASC, Corpo de Bombeiros e Enel estiveram reunidos pela primeira vez ontem (06) após diversos estragos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia

Valciãn Calixto

Sábado - 07/03/2020 às 18:48



Foto: Manifestantes fecham parque solar contra danos ambientais no Sul do Piauí
Manifestantes fecham parque solar contra danos ambientais no Sul do Piauí

Os moradores de São Gonçalo do Gurgueia, situado 798 quilômetros ao Sul de Teresina, deram prazo de 15 dias, a contar desde a última sexta-feira (06), para que a empresa italiana Enel Green Power, faça o devido reparo nas bacias de contenção do parque solar construído no município. Caso o acordo não seja cumprido, os munícipes afirmaram que irão para a frente do complexo fotovoltaico impedir a entrada dos trabalhadores e paralisar as obras no local no dia 21, quando o prazo acordado se esgota.

“Nós deixamos todas as datas amarradas para que as coisas aconteçam e tiramos todas as dúvidas. Inicialmente não vai haver mais necessidade de manifestação, mas se eles não cumprirem esses prazos, dia 21 vamos estar lá no parque, se nada for feito, a gente volta a se manifestar”, disse o professor identificado pela reportagem apenas como Valdimar.

fechar parque dia 21 (online-audio-converter.com).mp3

Há um mês e dois dias as bacias de contenção se romperam pressionadas pela água da chuva que corre do parque em direção às propriedades de pequenos agricultores familiares que moram no entorno da usina solar, devastando a mata nativa, plantações, assoreando o rio Gurgueia, aterrando nascentes de aquíferos, destruindo obras públicas como estradas e pontes da região.


Alegando não ter abertura suficiente para dialogar com a Enel, manifestantes decidiram fechar o parque solar na última quinta-feira (05) e só encerraram o ato diante de uma forte chuva que acometeu o município no mesmo dia. Só após essa iniciativa é que participaram de reunião envolvendo os responsáveis pela obra bem como os órgãos de fiscalização do Estado.

“Nosso ponto principal era de que não descesse mais nenhum litro d’água de lá de cima do parque que caísse da chuva, que não descesse mais de forma alguma pra cá pra São Gonçalo [do Gurgueia] e num prazo de 15 dias todas as medidas necessárias serão tomadas para que isso não aconteça mais. Houve um compromisso muito grande por parte da Semar e por parte, principalmente da Enel, esse foi o primeiro ponto e o mais importante”, complementa o morador a respeito da reunião.

Ponto 1 - 15 dias (online-audio-converter.com).mp3

Decorridos mais de 30 dias desde o primeiro rompimento, só ontem representantes da Enel, das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e de Assistência Social, Corpo de Bombeiros, prefeitura e moradores afetados pelo desastre no município estiveram reunidos.


Segundo a companhia especializada na produção de energia elétrica, 21 famílias foram atingidas diretamente com o extravasamento das águas que descem do parque desde que as bacias de contenção se romperam; uma família teve que ser transferida e há negociação para que uma segunda seja realocada como forma de prevenir maiores danos.

ACORDO

Além do prazo de 15 dias para concluir a contenção das águas no parque, Valdimar cita outros encaminhamentos acordados com a Enel, são eles a construção de três poços artesianos de maneira emergencial nas comunidades mais impactadas, o reflorestamento e ressarcimento de munícipes atingidos. O quarto ponto combinado é que uma comissão representada por 14 moradores terão acesso ao complexo fotovoltaico a cada 15 dias para vistoriar a obra de expansão da usina solar. O secretário municipal de Meio Ambiente, Edilberto Nobre, chegou a afirmar ao Piauihoje.com que havia sido proibido de entrar no parque pela Enel.

"Três poços artesianos serão abertos de forma emergencial em Buritizinho, Buriti do Meio e em Oscar, o prazo máximo é de 45 dias para estarem funcionando. O terceiro ponto é a revitalização, reflorestamento e o ressarcimento do pessoal que foi atingido durante 2019, esse é um ponto [que deve ser cumprido] a médio e longo prazo, ficou acordado que tem uma empresa responsável por isso, no máximo em seis meses já teremos os resultados que vão acontecer como indenização a quem tiver de ser indenizado. O nosso quarto ponto é a questão do acesso. Essa comissão de 14 pessoas terá acesso de 15 em 15 dias ao parque solar. Nós vamos entrar, ver como as obras estão sendo desenvolvidas", informou Valdimar.

segundo ponto (online-audio-converter.com).mp3

terceiro ponto (online-audio-converter.com).mp3

quarto ponto (online-audio-converter.com).mp3

OUTRO LADO

A Assessoria de Comunicação da Enel foi contactada ainda na sexta-feira, dia da reunião, para apresentar detalhes do acordo realizado com os moradores e enviou a seguinte nota somente neste domingo (08).

A Enel Green Power informa que se reuniu na tarde desta sexta-feira (06/03) com representantes da população e autoridades da Prefeitura de São Gonçalo do Gurguéia e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR). A empresa detalhou as ações em andamento na região, relacionadas tanto ao meio ambiente quanto ao suporte às famílias. No encontro, também ficaram acordadas novas ações, definidas a partir da necessidade dos moradores. Entre as medidas, a empresa vai iniciar a perfuração de três poços para acesso à água, com autorização prévia da SEMAR. A Enel Green Power acrescenta que novos encontros serão marcados com os representantes para o acompanhamento das ações.    

CONFIRA SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE O CASO

Novo rompimento em parque solar causa mais prejuízos em São Gonçalo do Gurgueia

Deputada quer embargar obra que causou estragos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia

Rompimento de bacias em usina solar gera prejuízos e danos ambientais no Sul do Piauí

Secretário proibido de entrar em local onde houve rompimento de bacia de contenção

SEMAR não sabia da construção das bacias que romperam em parque solar no Sul do Piauí

Prefeito pede socorro após rompimento em parque solar em São Gonçalo Gurgueia

Enel reforça estrutura e ajuda vítimas do rompimento de bacias do parque solar

Agricultores acusam Enel de despejar dejetos e contaminar águas do Rio Gurgueia

Semar confirma danos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia e pode multar Enel


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: