Municípios

VACINAÇÃO ANIMAL

Mortes de animais faz empresa recomendar suspensão de lotes de vacinas

Casos foram registrados no Piauí, Pernambuco, Ceará e Maranhão; investigação está em andamento

Da Redação

Terça - 19/08/2025 às 08:30



Foto: Foto: internet Mais de 100 caprinos, ovinos e bovinos morreram em municípios do Piauí após a aplicação da vacina contra clostridiose. As causas ainda são investigadas por órgãos como o MAPA, Adapi, UFPI e UECE.
Mais de 100 caprinos, ovinos e bovinos morreram em municípios do Piauí após a aplicação da vacina contra clostridiose. As causas ainda são investigadas por órgãos como o MAPA, Adapi, UFPI e UECE.

A empresa Dechra Brasil Produtos Veterinários, responsável pela produção da vacina Excel 10, recomendou a suspensão imediata das vendas dos lotes 016/2024 e 018/2024 do imunizante. A medida foi tomada após relatos de reações adversas graves em caprinos e ovinos que teriam sido vacinados com produtos desses lotes.

Segundo comunicado enviado a distribuidores e lojistas, a recomendação é preventiva e atende à suspeita de que a vacina possa estar associada às ocorrências relatadas por criadores dos estados do Piauí, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Os animais teriam apresentado sintomas graves e, em alguns casos, vieram a óbito dias após a aplicação da vacina.

A Dechra informou que equipes técnicas e de controle de qualidade da empresa atuam em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para apurar os fatos. A origem das reações adversas ainda está sendo investigada, e não há, até o momento, confirmação oficial de vínculo direto com o produto.

Utilizada principalmente em ovinos, caprinos e bovinos, a vacina Excel 10 é indicada para a prevenção de um conjunto de doenças conhecido entre os criadores como “dez males”, que pode causar mortes em rebanhos se não for devidamente controlado.

Comunicado-aos-Distribuidores-e-Lojistas-Dechra-Brasil.pdf

Matéria relacionada:

  1. Autoridades investigam série de mortes de ovinos, caprinos e bovinos no Sul do Piauí
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: