Municípios

MONITORAMENTO

Idepi: 11 barragens do Piauí estão sangrando após chuvas se intensificarem

Água dos reservatórios é utilizada na agricultura e criação de animais

Sábado - 13/04/2024 às 10:57



Foto: Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí
Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí - Idepi monitora 11 barragens que estão sangrando em todo o Estado. Os reservatórios alcançaram volume máximo de água devido à intensificação das chuvas em todo o Estado nos últimos dias.

Até este momento, estão sangrando os reservatórios de Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Salinas (São Francisco do Piauí), Emparedado (Campo Maior), Mesa de Pedra (Valença do Piauí), Corredores (Campo Maior) e Poço de Marruá (Patos do Piauí), Piracuruca (Piracuruca), São Vicente (São Miguel do Tapuio) e Estreito (Padre Marcos), Poços I (Itauiera) e a Barragem Bezerro (José de Freitas).

As águas excedentes ocupam o entorno dos reservatórios e não há informações de famílias desabrigadas.

O órgão administra 15 grandes reservatórios em todo Estado. Eles são utilizados para armazenagem de água para uso no período de estiagem, especialmente na agricultura e criação de animais de pequeno porte e peixes. Além disso, essas barragens se tornaram, ao longo do tempo, pontos turísticos nessas cidades.

Logo após o fim do período chuvoso, uma empresa licitada pelo Idepi deverá iniciar um trabalho de manutenção desses reservatórios. Ao todo serão investidos R$ 22 milhões.

Sem água

Bem distante dessa realidade de chuvas, a barragem de Petrônio Portela, localizada em São Raimundo Nonato, está com apenas 13% de sua capacidade.

Na região do extremo sul, ao contrário dos municípios mais ao centro e ao norte do Piauí, as chuvas já pararam.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: