PANDEMIA

Em Parnaíba, 26 detentos estão infectados após morte de policial penal por Covid-19

Agente penal identificado como Nilton Tupinambá morreu na última sexta (05) e pode ter infectados detentos


Reeducandos trabalhando na reforma da unidade prisional de Parnaíba

Reeducandos trabalhando na reforma da unidade prisional de Parnaíba Foto: Divulgação

O Piauihoje.com confirmou nesta quarta-feira (10) com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que 26 apenados da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no município de Parnaíba, situado a 335 quilômetros de Teresina, estão infectados com o novo coronavírus.

Os casos foram divulgados logo após a morte do policial penal Nilton Tupinambá Silva, que trabalhava na unidade e faleceu na última sexta-feira (05) com suspeitas de Covid-19. A Sejus afirma que ainda não recebeu o laudo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde sobre o óbito do agente, mas o HEDA realizou os exames no dia da morte e confirmou a doença.

O Sindicato dos Agentes Penintenciários do Piauí (Sinpoljuspi) responsabilizou o Governo do Estado pelo óbito, uma vez que não foi afastado de suas funções, pois era do grupo de risco para o Sars-CoV-2.


NOTA - SEJUS

A Secretaria de Estado da Justiça informa que 26 reeducandos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, testaram positivo para o novo coronavírus. Os internos apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico e foram isolados dos demais para que se evite o contágio com a massa carcerária. Além deles, 5 Policiais Penais e 5 Policiais Militares também testaram positivo e foram afastados de suas funções para cumprirem os protocolos de isolamento recomendados pelos órgãos de saúde.

Operação Delivery

Os primeiros casos de Covid-19 nas penitenciários do Piauí surgiram em maio e estavam relacionados a dois homens presos durante a Operação Delivery, deflagrada pela Polícia Federal no município de União, a 53 quilômetros de Teresina. Entretanto, eles foram beneficiados com prisão domiciliar. 

A Operação Delivery culminou na prisão de cinco pessoas entre empresários, um vereador e servidores públicos municipais de União acusados de desviar dinheiro público destinado à educação municipal, de corrupção, de peculato e fraudes licitatórias.

Ainda em maio, o Sinpoljuspi protocolou pedido para criação de um hospital de campanha na Penitenciária José Ribamar Leite, onde seriam tratados os presos do Estado contaminados com o coronavírus. O pedido não foi atendido.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: