OPERAÇÃO DELIVERY

Polícia Federal prende vereador, secretário de Educação e empresários em União

A operação tem o objetivo de prender pessoas envolvidas em desvio de recursos públicos da educação do município


Vereador Frankilandy Medeiros e secretário Marcones Martins

Vereador Frankilandy Medeiros e secretário Marcones Martins Foto: Montagem Piauí Hoje

A Polícia Federal  (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a “Operação Delivery” na manhã desta terça-feira (12) no município de União. Empresários, servidores públicos municipais e um vereador foram presos por desviar recursos públicos da educação destinados ao município. Ao todo, a operação cumpre cinco mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

Cinco pessoas foram presas pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias. Entre elas estão o vereador Frankilandy Medeiros (PSD) e o secretário municipal de Educação Marcone Martins. De acordo com a Polícia Federal, o inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379 mil em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

"De acordo com o Inquérito Policial, a Secretaria de Educação de União/PI teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias, com sede em Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático", diz trecho da nota da PF.

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados, utilizados para obtenção do dinheiro apreendido, causaram ao FUNDEB prejuízo de, no mínimo, R$ 500 mil.

 Na ação de hoje, 45 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União cumprem 10 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Fortaleza/CE, além de cinco Mandados de Prisão Preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina/PI.

A palavra Delivery tem origem inglesa e faz referência à forma como o dinheiro foi transportado entre os estados do Ceará e Piauí para entrega ao destinatário final em União/PI.

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: