
A Defesa Civil do Piauí participou nesta sexta-feira (21), em Parnaíba, no litoral do Piauí, de uma roda de conversa com representantes das comunidades tradicionais litorâneas, a convite da Associação das Marisqueiras de Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Parnaíba. O encontro teve como foco os desafios enfrentados pelas populações que vivem da pesca e mariscagem diante dos efeitos das mudanças climáticas.
O climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil (SEDEC), participou do debate juntamente com pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFdPar), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e lideranças locais.
Na ocasião, a SEDEC anunciou o lançamento, previsto para o fim de setembro, do programa RedeColab, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Além de engajar as comunidades em boas práticas de proteção e defesa civil, o programa criará a partir de uma metodologia colaborativa, uma rede de redundância em monitoramento comunitário de riscos.