PANDEMIA

Com indicadores positivos, Timon não terá lockdown neste final de semana

Média de isolamento social em dias úteis estava acima de 40% durante a semana passada


Barreira sanitária entre Timon e Teresina

Barreira sanitária entre Timon e Teresina Foto: Reprodução

A Prefeitura de Timon decidiu não acompanhar Teresina e não adotou o bloqueio parcial (lockdown) como medida para conter o avanço do novo coronavírus no município neste e no próximo final de semana. 

A decisão foi adotada após reunião com o Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia e se baseia em pontos importantes, como a taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) , em casos assim se recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando a taxa de transmissão fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas.

Outro ponto a ser considerado, é a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.

“Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%", diz Jeferson Veras, secretário de planejamento.

Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.

Próxima notícia

Dê sua opinião: