BARRAGEM

Barragem Poço de Marruá na cidade de Patos do Piauí transborda

Desde que foi inaugurada, no ano de 2010, esta é a terceira vez que a barragem transborda


Barragem Poço de Marruá

Barragem Poço de Marruá Foto: Divulgação

O cenário é de encher os olhos e traz alegria ao coração dos sertanejos. Além do verde das matas, a paisagem se completa com a beleza dos reservatórios, que aumentaram significativamente o volume de água. O ano de 2020 chegou trazendo boas chuvas, despertando a esperança dos sertanejos.

No município de Patos do Piauí, que abriga uma das maiores represas do estado, a boa nova chegou na noite de ontem. A barragem Poço de Marruá acumulou um grande volume de água nos últimos dias e atingiu sua capacidade máxima, que é de 293 milhões de metros cúbicos, vindo a transbordar, com muita intensidade, por volta das 21:30, desta sexta-feira, 27 de março.

Desde que foi inaugurada, no ano de 2010, esta é a terceira vez que a barragem transborda. O fato traz alegria não somente para a população de Patos do Piauí, mas também de Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões, municípios que são abastecidos através do reservatório, que possui uma adutora de 130 quilômetros de extensão.


A represa transbordou pela primeira vez em 2011 e a cheia mais recente havia sido no ano de 2016. Ela tem uma parede com 47 metros de altura, 870 metros de comprimento, e um sangradouro de 200 metros de largura. A barragem possui uma bacia hidráulica superior a 1,8 mil hectares.

A cheia da barragem proporciona inúmeros benefícios. Além de garantir a continuidade do abastecimento de Patos do Piauí e mais quatro cidades, a “sangria”, como é popularmente conhecido o transbordamento de um reservatório, potencializa a piscicultura, a agricultura e ainda mais o turismo local, atraindo muitos visitantes de toda a região.

*Livia Ferreira é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Bradão

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: