Mundo

DIÁLOGO

Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e tratado nuclear

Além da guerra, está em pauta a proposta russa de um novo tratado nuclear, que substituiria o último acordo vigente

Da Redação

Sexta - 15/08/2025 às 08:43



Foto: REUTERS/Jorge Silva Vladimir Putin ao lado de Donald Trump
Vladimir Putin ao lado de Donald Trump

Os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin se encontram nesta sexta-feira (15) na Base Aérea Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, para tratar de um possível cessar-fogo na guerra da Ucrânia e negociar avanços no controle de armas nucleares. Esta é a primeira reunião presencial entre os dois desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Além da guerra, está em pauta a proposta russa de um novo tratado nuclear, que substituiria o último acordo vigente, com término previsto para fevereiro de 2026. O gesto de Putin é interpretado como uma tentativa de abrir espaço para negociação, em meio às sanções impostas por países ocidentais.

Na véspera do encontro, Trump afirmou que o conflito “tem sido mais difícil de resolver” do que previa, e sugeriu que, caso haja avanço com Putin, buscará um encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Fontes próximas ao Kremlin indicam que a Rússia vê na reunião a oportunidade de aliviar pressões econômicas, mas condiciona qualquer acordo à manutenção de controle sobre as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, à retirada definitiva da possibilidade de adesão da Ucrânia à OTAN e à limitação das forças militares ucranianas, exigências rejeitadas por Kiev.

Analistas alertam que um eventual acordo pode manter margem para novas ofensivas, caso não inclua mecanismos de dissuasão efetivos. Zelensky insiste que não aceitará concessão de territórios e acusa Moscou de tentar ganhar tempo para evitar sanções adicionais.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: