Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a província de San Juan, no oeste da Argentina, próximo da fronteira com o Chile, na noite desta segunda-feira (18), de acordo com o Instituto Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
O epicentro do terremoto ocorreu às 23h46 (horário de Brasília) a 29 km a sudoeste da região de Pocito e a 20 km de profundidade. Dados do USGS mostram também que uma série de tremores de magnitude inferior, entre 4,0 e 5,3, foram registrados nos minutos seguintes.
Segundo o jornal argentino Clarín, o tremor foi sentido em diversas regiões do país, como nas províncias de Mendoza, Córdoba, Santa Fé, La Rioja e Buenos Aires, inclusive em bairros da capital.
Em comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira (19), o governo de San Juan informou que nenhuma morte foi registrada até o momento, mas que três pessoas, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.
>> Número de mortos após terremoto na Indonésia sobe para 73
>> Atacada por Bolsonaro e seus seguidores, China doará dinheiro ao Amazonas
O governador de San Juan, Sergio Uñac, foi às redes sociais para "transmitir calma" e pedir que todos coloquem em prática as medidas aprendidas para evitar acidentes enquanto o impacto do terremoto é avaliado.
Em conversa com jornalistas, Uñac afirmou que suspendeu o plano de vacinação contra a Covid-19 na província nesta terça-feira (19), informa o Clarín. Nas redes sociais, diversas pessoas fizeram vídeos mostrando o momento em que o tremor de terra é sentido. Até o momento, não há registro de nenhum dano grave ou vítimas do terremoto.
Desde Cordoba!!! #Sismo #Terremoto pic.twitter.com/fO5u3EOEGe
— Lisandro Emanuel (@Lichiavaro) January 19, 2021
Asi se sintio el temblor en un piso 11 en Cba Cap#Cordoba #Temblor #Sismo #SanJuan #CBA #cbacap #Terremoto pic.twitter.com/lqRHqk0226
— Elcolorado_36Ok (@36okElcolorado) January 19, 2021
Fonte: ISTO É