A China se prepara para enviar uma doação de dinheiro ao Estado do Amazonas, para o governo estadual enfrentar o colapso da saúde com a pandemia, principalmente em Manaus, que registra morte de pacientes por conta da falta de oxigênio.
Segundo o porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, a opção pela doação financeira se deu após avaliação de que seria uma ajuda mais viável. “O oxigênio é logisticamente muito complicado para China, que fica longe”, afirmou à CNN Brasil.
“Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”, acrescentou o porta-voz da embaixada chinesa.
Leia também:
Mais de 133 mil estudantes começam a maratona de provas do Enem neste domingo(17)
Homem é assassinado a pauladas e facadas ao reagir a assalto no Mocambinho I
A ajuda do governo e das empresas da China foi discutida numa reunião nesta sexta-feira (15) entre representantes da embaixada e parlamentares do Amazonas, como o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM).
Principal parceira comercial do Brasil, a China é atacada frequentemente pelo governo de Jair Bolsonaro e seus seguidores. Além da China, outro governo "inimigo" do bolsonarismo, a Venezuela, decidiu enviar oxigênio e médicos para ajudar a capital amazonense.
Fonte: Brasil 247