Mundo

ENCONTRO

Putin e Trump falam em paz, mas não fecham acordo sobre guerra na Ucrânia

O encontro, que durou três horas, não resultou em acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia

Da Redação

Sábado - 16/08/2025 às 08:51



Foto: REUTERS/Jorge Silva Vladimir Putin ao lado de Donald Trump
Vladimir Putin ao lado de Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como "ótima" e "bem-sucedida" a reunião que teve na sexta-feira (15) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca. O encontro, que durou três horas, não resultou em acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia, mas Trump afirmou que agora mira diretamente em um "acordo de paz".

Em publicação na Truth Social, Trump disse que "a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, e não a um mero cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta". Ele também revelou ter conversado, na mesma noite, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com líderes europeus.

Na segunda-feira (18), Trump receberá Zelensky na Casa Branca para discutir "detalhes sobre o fim da guerra". O ucraniano declarou que apoia uma reunião trilateral entre EUA, Ucrânia e Rússia, ressaltando que "questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes".

Durante a coletiva após a reunião, Putin afirmou que houve avanços: "Concordo com Trump que a segurança da Ucrânia deve ser garantida. Espero que a compreensão mútua traga paz". O líder russo destacou ainda o potencial de cooperação comercial entre os dois países e convidou Trump para um próximo encontro em Moscou.

Apesar das falas otimistas, não há sinal de consenso sobre os territórios ocupados pela Rússia, que hoje controla cerca de 20% da Ucrânia.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: