Mundo

CRIME CONTRA A MULHER

Presidente do México sofre assédio sexual em meio a apoiadores; veja o vídeo

A líder mexicana chamou o episódio de "lamentável" e disse que buscará ação na Justiça contra o assediador

Quarta - 05/11/2025 às 14:32



Foto: O homem se esfregou e tentou beijar e pegar no seio da presidente do México, Sheinbaum
O homem se esfregou e tentou beijar e pegar no seio da presidente do México, Sheinbaum

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sofreu assédio sexual na rua enquanto cumprimentava e tirava fotos com apoiadores no centro da capital do país, nessa terça-feira (4/11). O episódio aconteceu quando a chefe do Executivo seguia para um evento público nas proximidades do palácio presidencial.  A líder mexicana chamou o episódio de "lamentável" e disse que buscará ação na Justiça contra o assediador.

Sheinbaum caminhava pela sua e tirava fotos com várias pessoas, quando um homem se aproximou dela e tentou beijá-la, além encostar em seus seios.

Sem nenhum agente de segurança à vista, o homem se aproximou da presidente, passou um braço sobre o ombro dela, enquanto tocava sua cintura e peito com o outro braço, e tentava beijá-la no pescoço. Somente nesse momento, um segurança apareceu e afastou o homem, que aparentava estar sob efeito de drogas ou embriagado.

As autoridades de segurança informaram que o agressor, identificado como Uriel Rivera, foi detido e colocado à disposição da Promotoria que investiga crimes sexuais. "Decidi o denunciar, porque isso [assédio sexual] é algo que vivi como mulher, mas muitas mulheres do nosso país vivem. Já vivi antes de ser presidente, quando era estudante. (...) Seu eu, como presidente, não o denunciar, que mensagem eu passo para todas as mulheres mexicanas?", afirmou a presidente.

Sheinbaum disse ainda que buscará tornar o assédio sexual um crime passível de ação penal em todas as cidades do México. Ela também anunciou uma campanha nacional de respeito à mulher. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: