Europa cansada de turistas? recentemente tem circulado nas redes sociais europeus reclamando de estrangeiros que se "aglomeram" nas cidades e "dificultam" atividades cotidianas, a DW Brasil, parceira da Metropoles, divulgou na rede social x (ex-twitter) no dia 3 de junho, que a Europa está se cansando de tantos turistas que se aglomeram em algumas cidades, e muitos moradores se dizem incomodados, essa insatisfação chegou a ser levada para Câmara Municipal.
Em Barcelona, uma linha de ônibus que ficou famosa entre os turistas enchia já na primeira parada, outras cidades tomam medidas para frear o turismo de massa. Como em Portofino, na Itália, turistas podem ser multados se demorarem muito para tirarem fotos em determinadas áreas que são marcadas, agora, como zona vermelha. No Amsterdã, quem fumar maconha ou beber bebidas alcoólicas em espaços públicos proibidos podem levar multas.
Há também preocupação com a preservação de patrimônios históricos e naturais. Barcelona, Dubrovnik e Veneza possuem limites diários navios que podem atracar no porto e em Veneza também existe uma taxa de entrada de 5 euros para turistas que não vão pernoitar na cidade.