Solenidade realizada no novo Auditório Multiuso do Complexo Judiciário, na sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), marcou o início do Ano Judiciário 2025 na na manhã desta segunda-feira (20). Servidores, magistrados, autoridades e jurisdicionados participam do evento que teve início às 10h.
A cerimônia buscou projetar as ações que impactarão a Justiça piauiense no ano de 2025, visando garantir maior celeridade, modernidade e eficiência para a justiça do Piauí, marcando o início do funcionamento das atividades do Judiciário no estado.
Para o presidente do TJ-PI, Aderson Nogueira, a abertura do ano judiciário renova o compromisso deste Tribunal com a sociedade, buscando aprimorar, de forma contínua, os serviços e o diálogo com a população.
“Apresentaremos nosso plano de gestão, que está voltado para a nossa atividade-fim, contemplando a quem mais precisa: os jurisdicionados. Neste biênio, trabalharemos incansavelmente para transformar desafios em oportunidades, sempre pautados por valores como ética, transparência, eficiência e inclusão”, afirma o chefe do Judiciário piauiense.
Em seu discurso, o presidente do TJ-PI apontou as diretrizes de seu plano de gestão, de modo a estabelecer as ações prioritárias para tornar a prestação jurisdicional e o acesso à Justiça mais efetivos em todo o estado. Ainda na solenidade será apresentada a identidade visual do biênio 2025/2026.
“O TJPI lida seriamente com as suas atribuições, e neste ano de 2025, bem como em 2026, não esqueceremos em nenhum momento das necessidades de nosso público-alvo: os jurisdicionados piauienses. Esta é a nossa missão, e com estratégia, trabalho, inovações e eficiência, buscaremos alcançá-la com êxito”, destacou o chefe do Judiciário piauiense, desembargador Aderson Nogueira.
Ele acrescenta ainda que o seu plano de gestão terá foco na modernização do Judiciário, na simplificação de processos e no uso de soluções tecnológicas que aproximem o cidadão do sistema de Justiça. Além disso, reforça o compromisso da justiça piauiense com a sustentabilidade, reconhecendo o papel essencial do Poder Judiciário na promoção da inclusão, igualdade e preservação ambiental.
Durante a solenidade, o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, destacou que o TJPI possui uma estruturação física e tecnológica de ponta, cabendo à Corregedoria, em conformidade com a Presidência, acompanhar e buscar maior produtividade e agilidade, para melhor atender a população piauiense que precisa dos serviços da justiça.
Já para o procurador-geral da Justiça do Piauí, Cleandro Moura, a ocasião busca alinhar as instituições que compõem a Justiça em busca de melhorias: “Realmente iniciamos o ano judiciário buscando o melhor para a sociedade piauiense”, frisou.
Fonte: TJ-PI