Geral

Submarino alemão que afundou na 2ª Guerra é encontrado no litoral bras

sc achado alemão submarino

Sábado - 16/07/2011 às 14:07



 Um submarino alemão de prefixo U513, que afundou na costa de Santa Catarina em 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945), foi localizado a 75 metros de profundidade por pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). De acordo com dados preliminares, o submarino foi localizado em uma área próxima a São Francisco do Sul, no litoral norte do estado, por volta das 22h de quinta-feira (14/7). As buscas duraram cerca de dois anos.

As prospecções na região se intensificaram há seis dias, depois de firmado um convênio de cooperação entre o Instituto Kat Schurmann e a Fundação Universidade do Vale do Itajaí. Segundo os pesquisadores, 11 submarinos alemães afundaram na costa brasileira na 2ª Guerra Mundial.

A Univali informou que vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem trabalhos de pesquisa na região. O objetivo é buscar dados e informações que levem ao local dos naufrágios. O U513 foi o primeiro submarino localizado até agora.

Fonte: agbr

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: