
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) abriu edital para submissão de artigos científicos destinados à segunda edição da Revista Piauiense de Segurança Pública. Os interessados têm até 22 de setembro para enviar trabalhos inéditos que abordem temas atuais nas áreas de direitos humanos, segurança pública, defesa social e tecnologias aplicadas.
Instituída oficialmente pela SSP-PI em outubro de 2024, a revista semestral é promovida pelo Conselho Editorial da SSP-PI (CESSP) e tem como objetivo fomentar reflexões acadêmicas sobre temas contemporâneos da segurança pública e defesa social.
A publicação abrange quatro linhas de pesquisa principais: direitos humanos, saúde e valorização profissional; segurança pública e defesa social; e tecnologias aplicadas à segurança pública.
“A segunda edição mantém os mesmos eixos temáticos da primeira. Após o envio dos artigos, eles serão avaliados e encaminhados aos pareceristas para análise, com publicação dos trabalhos aprovados pelo Conselho Editorial”, explicou a delegada Eugênia Villa, presidente do CESSP.
Os artigos podem ser enviados pelo e-mail revista@ssp.pi.gov.br ou pelo site oficial da revista (www.revistacientifica.ssp.pi.gov.br), seguindo as normas do edital disponível no site da SSP-PI. Os trabalhos devem ser originais e produzidos por profissionais das Ciências Humanas.
A Revista Piauiense de Segurança Pública visa ampliar sua visibilidade e relevância acadêmica, com planos de inserção em plataformas internacionais de publicação, o que permitirá sua indexação em bases científicas importantes.
Primeira edição
A primeira edição da Revista Piauiense de Segurança Pública foi lançada oficialmente no dia 7 de agosto, durante solenidade que reuniu autoridades, pesquisadores e profissionais do setor, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), em Teresina.
Foram apresentados 13 artigos inéditos e originais, assinados por autores de diversos estados brasileiros, como Maranhão, Pará, São Paulo e Piauí. A edição está disponível nas versões física e digital, esta última com quatro artigos adicionais inéditos, que podem ser acessados no site oficial.
“É importante que a segurança pública seja discutida em termos científicos, principalmente quanto às formas de combater o crime e aos trabalhos sociais desenvolvidos. Tudo isso está aqui, incluindo também muita tecnologia, como o uso de inteligência artificial na prevenção de crimes, tanto contra a vida quanto contra o patrimônio. É um trabalho belíssimo”, destacou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.
Confira o edital:
SEI_0019790898_SSP_Edital (1).pdf