
O programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades poderá contratar até 578 novas unidades habitacionais no Piauí em 2025. O número faz parte da meta nacional de 21.282 moradias anunciada pelo Ministério das Cidades, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (22).
As unidades destinadas ao Piauí serão financiadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e deverão ser executadas por entidades sem fins lucrativos habilitadas, que poderão apresentar propostas à Caixa Econômica Federal.
Segundo o regulamento, as propostas podem contemplar desde aquisição de terrenos e construção de novas unidades até projetos de requalificação de imóveis já existentes. A seleção observará critérios territoriais, sociais e de projeto, alinhados à Lei nº 14.620/2023.
O Nordeste é a região com maior número de moradias previstas no edital, totalizando 7.863 unidades, das quais 578 no Piauí. Estados como Bahia (1.978), Maranhão (1.315) e Ceará (1.021) concentram os maiores volumes na região.
Imóveis da União
Do total de novas contratações do programa, cerca de 40% das moradias serão viabilizadas em imóveis da União. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou 72 áreas e prédios públicos em diferentes estados, que poderão ser destinados ao Minha Casa, Minha Vida – Entidades.
Esses imóveis têm potencial para abrigar aproximadamente 8 mil unidades habitacionais populares. Entre eles, 12 são edifícios passíveis de retrofit e 60 são terrenos. A medida integra o programa Imóvel da Gente, que busca destinar imóveis públicos a finalidades sociais, ambientais e culturais, com prioridade para habitação e regularização fundiária.
Fonte: Agência gov