Saúde

Sobe para três o número de mortos por Covid-19 no Piauí

As vítimas são o prefeito de São José do Divino e um casal de idosos que faleceu em Teresina

Alinny Maria

Domingo - 29/03/2020 às 20:04



Foto: Montagem Piauí Hoje Mortos por Covid-19: prefeito Antônio Felícia e casal teresinense
Mortos por Covid-19: prefeito Antônio Felícia e casal teresinense

O Piauí já tem três mortes por Covid-19 e 16 casos confirmados da doença. A informação foi dada primeiramente pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), por meio de suas redes sociais. De acordo com o prefeito, duas mortes por Covid-19 foram registradas em Teresina neste domingo (29). A primeira morte ocorreu na sexta-feira (27) e a vítima foi o prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, mais conhecido como Antônio Felícia, de São José do Divino, cidade do Norte do Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) confirmou na noite de hoje os dois novos óbitos com teste positivo para o novo coronavírus no Piauí. As vítimas são um homem identificado como Jomar, de 88 anos,  e a esposa dele, Marlúcia, de 73 anos. O casal estava internado em um hospital particular de Teresina e faleceu na última quinta-feira, 26. 

Os dois estavam entre os casos de morte sob investigação no Piauí. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as duas vítimas não viajaram, mas tiveram contato com outras pessoas que apresentaram os sintomas.  "Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus. Um deles também tinha pneumopatia crônica", disse a FMS.

A FMS notificou 341 casos na capital, sendo 14 confirmados, 159 descartados e 168 ainda suspeitos. O prefeito Firmino Filho lamentou as mortes. “Hoje tivemos que dar a notícia que não queríamos. Teresina registra agora dois óbitos por Covid-19.Ambos tinham mais de 70 anos e algumas comorbidades, mas certamente poderiam viver muitos anos se não fosse o novo coronavírus. Anos importantes ao lado das famílias, aproveitando os netos. Quero lembrar que, apesar das primeiras vítimas fatais da nossa cidade serem idosos, segundo dados do Ministério da Saúde, praticamente a metade dos pacientes que estão em estado grave no país tem uma média de idade abaixo de 50 anos”, disse.

No sábado (28), a Secretaria de Estado da Saúde informou que havia sido registrada no Piauí a primeira morte por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Era a do prefeito Antônio Felícia, 56 anos.

Ainda segundo o prefeito, os números demonstram que o momento requer cautela e que o isolamento social precisa ser cumprido para evitar o aumento dos índices. “É preciso, mais uma vez chamar atenção para o fato de estarmos caminhando no escuro. Infelizmente não conseguimos ainda fazer um grande número de testes e, por isso, não sabemos como o vírus está se comportando por aqui. A única coisa que podemos fazer, de fato, para proteger a todos é o isolamento social. É isso que peço a vocês. Fiquem em casa! À família enlutada, toda a nossa solidariedade nesse momento de dor. Que Deus possa confortá-los”, completou.

A Sesapi ressaltou que as pessoas com sintomas procurem uma unidade de pronto atendimento ou a ligarem para o Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS), no número 3216-3606.

Fonte: Com informações da FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: