Geral

PICHAÇÃO DIGITAL

Sites de órgãos do Governo do Piauí sofrem ataque de hackers

A ATI garantiu que nenhum dado foi roubado e que o problema já foi resolvido

Da Redação

Segunda - 17/01/2022 às 13:34



Foto: Print Hackers invadem sites do Governo do Piauí
Hackers invadem sites do Governo do Piauí

Os sites de quatro órgãos do Governo do Piauí foram atacados por hackers na noite desse domingo (16). Os sites são os da Polícia Militar, Polícia Civil, Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e do Diário Oficial do Estado do Piauí.

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) informou que houve uma "pichação" da página, que é quando pessoas mal intencionadas realizam alterações em páginas web. A ATI garantiu que não teve alcance e impacto em outros servidores, nem perda de dados.

Ainda segundo o órgão, assim que o problema foi detectado, foi feito o desligamento do sistema para preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. Ao buscar pelo site da Polícia Civil no Google, aparece a seguinte frase: "Sites do Governo hackeados". 

O diretor da ATI, Antônio Torres, afirmou que o problema já foi resolvido, sem nenhum roubo de dados. Os quatro sites continuam fora do ar porque a ATI está realizando uma manutenção a fim de evitar novos ataques.

Nota da ATI:

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: