Polícia

CASO CARLOS HENRIQUE

SSP ratifica laudo do IML que aponta politraumatismo como causa da morte de músico

O posicionamento veio após o HUT informar que o músico Carlos tinha um ferimento de bala na cabeça no momento que deu entrada na unidade hospitalar

Da Redação

Segunda - 03/06/2024 às 18:28



Foto: Divulgação Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas
Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, veio a público nesta segunda-feira (03) ratificar o laudo do Instituro Médico Legal que aponta politraumatismo decorrente do acidente de trânsito como causa da morte do músico de 24 anos, Carlos Henrique de Araújo Rocha. Ele morreu no dia 30 de maio após o carro ocupado por ele ter sido atingido por um SUV dirigido por criminosos que fugiam da polícia na Av. Presidente Kennedy com Av. Dom Severino.

Segundo Chico Lucas, não há dúvidas de que a morte de Carlos foi causada pelas diversas lesões provocadas pelo colisão entre os veículos. Ele estava em um carro de aplicativo conduzido pelo morotista Francisco Valdéris Camilo De Sousa, de 26 anos, quando foram surpreendidos com a batida de outro carro conduzido por suspeitos de assalto e que também eram alvo de uma perseguição policial. Todas as imagens do caso foram divulgadas à família da vítima.

Carro em que a vítima estava (branco) e carro dos suspeitos (cinza) 

Nós confiamos e ratificamos o laudo emitido pelo Instituto Médico Legal, que disse que a causa da morte era politraumatismo decorrente do acidente de trânsito. Deixando claro que as imagens que já foram apresentadas para a família, é esclarecedora e que nós não iremos divulgar, em respeito solidariedade a dor da mãe, do pai e da esposa do seu Carlos Henrique", disse o secretário.

Inquérito policial

As imagens relacionadas ao caso foram encaminhadas à família, mas não serão divulgadas à imprensa. Todo o material foi acrescentado ao inquérito policial.

O DHPP é uma instituição séria da Polícia Civil, que sempre age com total independência, e os delegados que lá estão, vão conduzir esse inquérito, como tantos outros, com a independência e autonomia necessárias para elucidar os crimes. Essa ação esteve dentro dos trâmites legais desde o seu início, quando o acompanhamento tático feito pela Força Tática da Polícia Militar estava no encalço dos assaltantes com extensa ficha criminal, que realizavam seus crimes na zona leste de Teresina e que foram esses assaltantes que provocaram o acidente que trouxe a óbito o senhor Carlos Henrique. Esse vídeo será anexado aos autos do inquérito policial e será remetido a justiça e por fim ficará totalmente esclarecida a causa da morte do senhor Carlos Henrique", disse Chico Lucas.

HUT diz que havia perfuração de disparo

Antes da declaração do secretário, o Hospital de Urgência de Teresina havia informado em nota que Carlos Henrique deu entrada na unidade de saúde com um ferimento na cabeça provocado por bala, mas que morreu poucas horas depois.

Dada a gravidade do caso, foram solicitados exames de imagem, incluindo uma tomografia do crânio, com o intuito de determinar a melhor conduta médica para o tratamento.

Apesar dos esforços da equipe médica, o paciente Carlos Henrique de Araújo Rocha morreu antes de ser estabilizado.

Laudo descarta disparo de arma de fogo

A perícia feita pela Polícia Civil não encontrou marcas de tiros no veículo e nem no corpo de Carlos. A morte, de acordo com o IMl, ocorreu por conta da quantidade de lesões provocadas pela colisão entre os carros.

Antônio Nunes, diretor do IML, afirmou que foram encontradas fraturas na cabeça, sangramento, lesões no baço e fígado do músico, que também apresentava edema pulmonar, costelas quebradas e hemopneumotórax.

Confira as notas na ítegra

HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem a público esclarecer os fatos relacionados ao atendimento prestado ao paciente Carlos Henrique de Araújo Rocha, músico que deu entrada no hospital na madrugada de 30 de maio e que veio a óbito poucas horas depois.

Carlos Henrique deu entrada no HUT por volta das 03h da manhã, via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar, ele foi prontamente recebido na sala de Trauma devido à gravidade de sua condição. Segundo a equipe do Samu que prestou o socorro inicial, o paciente havia sofrido uma
perfuração de arma de fogo na região da cabeça.

Com base nessas informações, a equipe médica do HUT iniciou imediatamente o atendimento e os procedimentos necessários para a estabilização do paciente. Dada a gravidade do caso, foram solicitados exames de imagem, incluindo uma tomografia do crânio, com o intuito de determinar a melhor conduta médica para o seu tratamento.

Para a realização dos exames com segurança, é necessário que o paciente esteja em condição estável. Apesar dos esforços incansáveis da equipe médica, o paciente Carlos Henrique de Araújo Rocha veio a óbito antes de ser estabilizado.

O Hospital de Urgência de Teresina expressa suas mais profundas condolências à família e amigos do músico Carlos Henrique de Araújo Rocha neste momento de dor e reafirma o compromisso de prestar o melhor atendimento possível a todos os seus pacientes, sempre com o objetivo de salvar vidas e minimizar o sofrimento.

Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí vem a público esclarecer que não há dúvidas sobre a causa da morte do jovem Carlos Henrique, ocorrida em Teresina no última quinta-feira (30). Ratificamos o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que aponta como causa o politraumatismo e lesões por ação contundente, provocados após colisão no veículo onde a vítima se encontrava, e não há evidência alguma de que ele foi alvejado por disparo de arma de fogo.

O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Piauí já prestou todos os esclarecimentos à família da vítima, que teve acesso às imagens das câmeras de segurança do local do acidente.

Em solidariedade e respeito à família de Carlos Henrique, as imagens não serão divulgadas à imprensa, mas serão anexadas ao inquérito policial, previsto para finalizar em até 30 dias pelo DHPP.

Prisão de suspeitos

Um casal foi preso na cidade de Tianguá, no Ceará, suspeitos de terem participado do acidente que resultou na morte do músico teresinense Carlos Henrique. Eles foram detidos na noite desse sábado (01) depois de assaltar um supermercado da cidade.

O casal foi preso pela Polícia Militar do Ceará. No momento da abordagem ainda apresentaram nomes falsos para dificultar a identificação. A mulher estava com um ferimento no braço e tinha uma tipoia. Com eles foi apreendido cartões bancários, dinheiro, joias e drogas.

Matérias relacionadas

Músico é assassinado em tiroteio entre policiais e criminosos na Avenida Kennedy

Preso no Ceará o casal envolvido no acidente que matou músico em Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: