SAÚDE

Sindicato dos Hospitais cobra do IASPI pagamentos em atraso da rede credenciada

último dia 16 de julho foi protocolado ofício solicitando a adoção de medidas urgentes para sanar os atrasos nos pagamentos


Reunião na sede do IASPI

Reunião na sede do IASPI Foto: Icone

Nesta segunda-feira (22), representantes do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) estiveram reunidos na sede do IASPI com a diretora-presidente do Instituto, Daniele Aita, para cobrar os pagamentos em atraso dos estabelecimentos credenciados ao IASPI/PLAMTA.

No último dia 16 de julho foi protocolado ofício solicitando a adoção de medidas urgentes para sanar os atrasos nos pagamentos referentes aos meses de março e abril de 2019, nas faturas do IASPI Saúde e PLAMTA. De acordo com o presidente do SINDHOSPI, Jefferson Campelo, boa parte do faturamento dos estabelecimentos credenciados são provenientes do IASPI/PLAMTA. “Estamos chegando no mês de agosto e temos clínicas e laboratórios que não receberam ainda os pagamentos do mês de março. Por isso, viemos aqui reivindicar mais uma vez o cumprimento do cronograma”, relatou.

Durante o encontro com os representantes dos estabelecimentos de saúde, a diretora do IASPI informou que o pagamento referente à fatura de março já está sendo realizado e deve ser finalizado ainda esta semana. “Nós dependemos de recursos da SEFAZ para quitar as faturas e, no momento, estamos realizando o pagamento de março, que foi aberto agora em julho, na perspectiva de finalizar esta semana”, garantiu Daniele. A expectativa é que o pagamento do mês de abril inicie logo após quitar o mês de março, portanto, no início da próxima semana.

Em novembro de 2018, em sede de audiência junto ao Ministério Público, por intervenção do Promotor de Justiça Fernando Santos, fora acordado que o contrato entre prestadores e IASPI seria cumprido com o adimplemento de todos os filiados em até 60 dias após a entrega das faturas e demais documentos comprobatórios da execução dos serviços, tendo sido firmado ainda o dia 10 de cada mês para a execução destes pagamentos. No entanto, parte das faturas dos meses de março e todas as faturas do mês de abril de 2019 ainda estão em aberto.

Segundo Jefferson Campelo, o próximo passo do Sindicato será procurar o Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles. “Como sempre a Dra. Daniele foi muito solícita e demonstrou entender a situação. No entanto, infelizmente estas resoluções não dependem somente da vontade dela. Por isso, um dos nossos próximos passos é agendar uma reunião com o secretário Rafael Fonteles para saber o que pode ser feito para honrar o cronograma de pagamentos que foi estabelecido por ele”, pontuou.

Fonte: Icone comunicação

Próxima notícia

Dê sua opinião: