
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou, nessa segunda-feira (8), o restabelecimento das chamadas para o 192, serviço de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em diversos municípios do Piauí. O problema foi identificado como uma falha sistêmica causada por uma base de dados desatualizada da operadora Oi, que impedia o direcionamento correto das ligações.
Após solicitação da Secretaria de Saúde do Estado, equipes da Anatel realizaram fiscalização emergencial, testando chips de diferentes operadoras. A agência distribuiu códigos-chave atualizados e intermediou ajustes de rede junto às prestadoras.
Segundo a superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, as chamadas já chegam normalmente à Central de Atendimento em Teresina desde o fim da semana passada. A Anatel também orientou a adoção de uma solução virtual (UC4X), que torna o sistema de encaminhamento mais seguro e robusto.
O órgão destacou a parceria com a Secretaria de Saúde, SAMU-Piauí, SAMU-Teresina e operadoras de telecomunicações para a resolução do problema.
Fonte: Anatel