Blog do Brandão

Blog do Brandão

MISSÃO CHINA

Empresários do Piauí se dizem "maravilhados" com a China e buscam novos negócios

Comitiva de Rafael Fonteles visita maior feira de negócios do mundo e inaugura escritório da Investe Piauí para atrair investimentos

Por Luiz Brandão

Terça - 09/09/2025 às 12:46



Foto: Redes sociais Comitiva do governador Rafael Fonteles com empresários piauienses na China
Comitiva do governador Rafael Fonteles com empresários piauienses na China

Uma comitiva de empresários piauienses que acompanha o governador Rafael Fonteles em uma missão comercial à Xiamen, Xangai e Zhangzhou, na China, está impressionada com o elevado patamar de desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e humano alcançado pelo país asiático. 

O governador Rafael Fonteles disse que a viagem tem como objetivo fomentar parcerias e atrair investimentos. Mas ela revela um abismo tecnológico superado pela China nas últimas quatro décadas, transformando-a de uma nação predominantemente agrária na maior potência manufactura e em um epicentro de inovação global.

O chamado "milagre chinês" é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, maciços investimentos em educação e pesquisa (com milhões de engenheiros formados anualmente), abertura controlada ao capital internacional e políticas de estado voltadas para a infraestrutura e para a soberania tecnológica em setores-chave como inteligência artificial, 5G e energias renováveis.

No centro desta missão, os empresários do Piauí tiveram a oportunidade de ver de perto esse avanço. Eles visitaram a Canton Fair (Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT - sigla em inglês), em Zhangzhou, considerada a maior feira de negócios do mundo. O evento serve como um termômetro da capacidade produtiva e inovação chinesas, apresentando desde eletrônicos de última geração até maquinários industriais de ponta.

"A CIFIT — Feira Internacional de Investimento e Comércio da China  é o maior evento global desse tipo, reunindo investidores e projetos de todo o mundo. Essa missão abre portas, atrai investimentos para garantir emprego e renda para o nosso povo", explicou o governador Rafael Fonteles durante visita ao local na manhã desta terça-feira (09/09).

Um dos entusiastas com as possibilidades é o empresário Carlos Máximo de Carvalho Barros. Maravilhado com o que viu na feira, ele já planeja concretizar novos negócios para o Piauí. "Informou que vai criar uma nova empresa com produtos chineses, fruto da parceria estimulada pelo Governo do Estado com a visita dos empresários piauienses ao mercado chinês", declarou.

Área portuária alfandegada de Haikang, em Xiamen - Foto: Investe Piauí Marco histórico 

Um marco estratégico desta missão foi a inauguração do escritório da Investe Piauí em território chinês. Este braço oficial no país funcionará como um hub permanente para divulgar as potencialidades do estado e facilitar o diálogo entre investidores chineses e o setor produtivo piauiense. 

No escritório da Investe Piauí, ainda no primeiro dia da viagem, os empresários participaram de palestras e ouviram a apresentação das oportunidades do Piauí feita pelo governador Rafael Fonteles para uma plateia de investidores locais e estrangeiros.

Em sua explanação, Rafael Fonteles destacou o enorme potencial do estado, não apenas pelo seu vasto tamanho territorial, mas principalmente pelas suas riquezas naturais e pelas oportunidades de negócio em ascensão. O foco principal da missão é atrair investimentos chineses para projetos de infraestrutura de transporte, um gargalo histórico para o desenvolvimento piauiense.

Image Image Zona de Desenvolvimento Econômico de Zhangzhou - Foto: Investe Piauí Os olhos se voltam para três modais estratégicos:

  • Hidrovia do Rio Parnaíba: Um projeto que pode revolucionar o escoamento de produção.
  • Ferrovia: Com foco na ligação com o Porto do Piauí, que está em construção.
  • Malha Rodoviária: Para melhorar a logística interna e de conexão com outros estados.

Além disso, busca-se a abertura de despachos através dos aeroportos já existentes, como os de Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato, este último um trampolim para o turismo na Região da Serra da Capivara, outro grande atrativo apresentado aos chineses. O potencial turístico piauiense, com seu litoral único e sítios arqueológicos de relevância mundial, é visto como um campo fértil para parcerias.

A iniciativa do governador Rafael Fonteles em liderar pessoalmente essa missão e estabelecer uma ponte direta com a maior economia do mundo é amplamente enaltecida pelo setor empresarial que o acompanha. A expectativa é que as tratativas resultem em investimentos concretos de curto, médio e longo prazo, diversificando a economia do Piauí, gerando empregos e inserindo o estado em um novo e promissor circuito internacional de negócios.

Cidades visitadas 

A duas principais cidade visitadas pela comitiva oficial do governo do Estado do Piauí na China são Xiamen e Xangai. 

Xiamen

Xiamen é uma cidade portuária na costa sudeste da China, separada de Taiwan por um estreito. Tem cerca de 4 milhões de habitantes. Ela abrange duas ilhas principais e uma região no continente. Antes conhecida como Amoy, foi um porto aberto obrigatoriamente ao comércio externo e administrado pelos ingleses de 1842 a 1912. Muitos europeus e japoneses viveram em Gulangyu, que hoje é uma ilha sem circulação de veículos e com praias e ruas repletas de antigas vilas coloniais.

Zhangzhou

A cidade de Zhangzhou é considerada uma "pequena cidade", com 5 milhões de habitantes e 1300 anos de história, ao sul da província de Fukuiém.  Foi fundada em 686. É uma das cidades chinesas mais procuradas por turistas e empresários de todo o mundo. Nela é realizada a maior feira de negócios do mundo e é muito atraente por seus muitos pontos turísticos.

Xangai 

A cidade de Xangai, na costa central da China, é a maior cidade do país e um núcleo financeiro global. Tem aproximadamente 26 milhões de habitantes. Seu centro é o Bund, uma famosa área à beira-mar repleta de edifícios da era colonial. Do outro lado do rio Huangpu destaca-se o horizonte futurista do distrito Pudong, com a Torre de Xangai (632 m) e a Torre de TV Pérola Oriental, com suas esferas cor-de-rosa. O grande jardim Yù Yuán tem pavilhões, torres e lagos tradicionais.

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: