Geral

FALTA DE ÁGUA

Sem água há 3 dias, moradores de Serra Branca recorrem a poços na região de São Raimundo

Concessionária atribuiu falha a vazamento na rede e prevê retorno gradual até quarta (21)

Terça - 20/01/2026 às 16:50



Foto: Jupicy Costa Moradores da comunidade Serra Branca estão há mais de três dias sem água
Moradores da comunidade Serra Branca estão há mais de três dias sem água

Moradores da comunidade Serra Branca, a cerca de 25 km de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, estão há mais de três dias sem abastecimento de água. Localizada na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, a comunidade denuncia a falta de retorno da concessionária Águas do Piauí sobre a causa do problema e sobre quando o serviço deve ser normalizado.

Diante da situação, moradores têm recorrido aos poços da adutora da Serra Branca para conseguir água. De acordo com relatos, é comum ver crianças, adultos e idosos transportando galões em carrinhos de mão para garantir o mínimo necessário para o consumo diário.

A advogada Jupicy Costa afirma que a comunidade vive um cenário de abandono. 

Estamos há mais de três dias sem água; os moradores já entraram em contato com o escritório da Águas do Piauí em São Raimundo Nonato e nada foi resolvido. Ninguém sabe informar, nem demonstra compromisso com o cliente, sobre quando a falta d’água será solucionada ou sequer o que está acontecendo.

Ela também chama atenção para o impacto da falta de abastecimento no desenvolvimento da região. Segundo Jupicy, a Serra Branca possui grande potencial de crescimento, especialmente nas áreas do turismo e da apicultura, mas esbarra na ausência de um serviço básico.

Posicionamento Oficial

Em nota, a Águas do Piauí informou que foi identificado um vazamento na rede principal que abastece a comunidade Serra Branca. Segundo a concessionária, equipes técnicas foram enviadas ao local e realizaram as intervenções necessárias, com conclusão na manhã desta terça-feira (20). Ainda de acordo com a empresa, o retorno do fornecimento de água ocorre de forma gradual até o fim desta quarta-feira (21).

A concessionária orienta que a população utilize os canais oficiais em casos de desabastecimento, por meio do número 0800 223 2000 — disponível para ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp — ou pelo aplicativo Águas App.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade