Um novo serviço digital do Governo do Estado, atualmente em fase final de desenvolvimento, vai permitir que pessoas com deficiência solicitem e reservem suas vagas com gratuidade em ônibus de forma totalmente online, direto pelo celular ou computador. A iniciativa promete acabar com a burocracia e os deslocamentos presenciais que hoje são necessários para acessar o benefício. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Não foi informada a data que o aplicativo começa a funcionar.
O novo aplicativo tem como objetivo central garantir mais autonomia e inclusão
O sistema será integrado à plataforma Gov.pi Cidadão, o aplicativo único do governo estadual, e tem como objetivo central garantir mais autonomia e inclusão. "Estamos trabalhando para reduzir barreiras e ampliar o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas. Esse serviço digital traz mais dignidade, conforto e respeito ao cidadão", afirmou o secretário da Seid, Mauro Eduardo, durante reunião de alinhamento realizada nesta terça-feira, 20. Com a nova ferramenta, o cidadão poderá fazer toda a solicitação da reserva da vaga de maneira digital, sem precisar ir até um ponto de atendimento físico.
O processo agora avança para a fase de testes do sistema. Em seguida, será publicada a assinatura do decreto que regulamenta oficialmente o serviço digital. Uma etapa considerada importante pelas autoridades é a capacitação dos funcionários das empresas de transporte e das rodoviárias. "Além da tecnologia, é fundamental capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento. Assim garantimos que o serviço funcione de forma integrada", ressaltou Claude Girão, coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Sasc).
O serviço vai modernizar o acesso ao Passe Livre Intermunicipal, um direito já estabelecido no estado. Para ter a gratuidade, é necessário comprovar renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo. O benefício também se estende a um acompanhante, quando a deficiência exigir. Dados da Seid indicam que mais de 40 mil carteirinhas físicas do Passe Livre já foram emitidas, o que demonstra a grande demanda pelo serviço e a urgência em agilizar seu acesso. A lei estadual nº 8.160, de 2023, já prevê a obrigatoriedade de treinamento para colaboradores do transporte público no atendimento a pessoas com deficiência, dando base legal à etapa de capacitação anunciada.
Ellen Gera, presidente da Etipi, reforçou o compromisso com a inovação no serviço público. "Nosso foco é usar a tecnologia para aproximar o Estado do cidadão. Estamos avançando para a fase de testes e trabalhando para que esse serviço seja entregue com segurança, eficiência e acessibilidade", pontuou. A expectativa é que, após a conclusão de todos os trâmites, o serviço de solicitação online do Passe Livre esteja disponível para toda a população do Piauí, promovendo uma inclusão real por meio da tecnologia.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#pessoas com deficiência #burocracia #aplicativo #reserva de vaga #ponto de atendimento