Geral

Segurança dos fóruns de Caxias, Timon e Codó é avaliada pelo TJMA

tj-ma vistorias timon foruns

Sexta - 30/09/2011 às 00:09



 As condições de segurança das instalações físicas dos fóruns e a segurança pessoal de magistrados e servidores das comarcas de Timon, Caxias e Codó - na região dos Cocais - estão sendo avaliadas pelo assessor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Carlos Eduardo Pacheco, em visita a essas comarcas.

A inspeção teve início na última terça-feira, em Timon, onde, por orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os juízes Josemilton Barros (5ª Vara) e Francisco Ferreira (6ª Vara), com atuação nas áreas criminal e de execução penal, passaram a ter atendimento especial de segurança.

Nesta quinta-feira, o assessor esteve em Caxias e anunciou que a comarca terá dois postos de vigilância armada 24 horas, a partir de segunda-feira. A medida visa reforçar a segurança do fórum local, onde funcionam quatro varas e um juizado especial.

Nas visitas são verificadas as instalações e condições físicas das unidades, situações de vulnerabilidade na segurança de portas, janelas, telhados e outros equipamentos. As prioridades de segurança eletrônica serão definidas e encaminhadas à empresa responsável pelos serviços de instalação de instrumentos. A instalação de postos de vigilância armada é discutida pela equipe.

A rotina de trabalho de magistrados e servidores também é avaliada, bem como as condições de moradia dos juízes, seja em residências ou alojamentos.

O relatório inclui, ainda, informações sobre possíveis ameaças a magistrados em função de decisões judiciais e a existência de policiamento. O levantamento é concluído após entrevistas com os juízes e servidores das diversas varas e juizados, com relatos que apontam possíveis situações de insegurança.

Em Caxias, os juízes Sidarta Gautama Maranhão (1ª Vara), Paulo Afonso Vieira (3ª Vara), Antonio Manoel Veloso (4ª Vara) demonstraram preocupação com o a cesso de réus presos ao salão do júri que será construído junto ao novo fórum da cidade, informou Pacheco.

A visita será encerrada nesta sexta-feira, por Codó, onde o assessor deverá reunir-se com os juízes Pedro Guimarães Júnior (1ª Vara), Cândido José Martins (2ª Vara), Stela Pereira Muniz (3ª Vara) e Lúcia Helena (Juizado Especial).

NOVOS POSTOS - O presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, autorizou o funcionamento de mais 34 novos postos de vigilância armada nas unidades judiciárias do Estado. Com esses, sobe para 50 o número de postos criados, pois 16 já estão em operação.

Em São Luís, já foram visitadas as Varas de Entorpecentes, de Execuções Criminais (1ª) e de Cartas Precatórias. No interior, o assessor esteve nas comarcas de Bacabal, Estreito, Imperatriz, João Lisboa, Raposa, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São Mateus e Zé Doca.

Fonte: oimparcial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: