Teresina (11) - Quatro piauienses estavam entre os passageiros do voo de repatriação que pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez um voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.
Os piauienses são a médica Lindalva Evangelista, a funcionária pública Marina Mendes, José Evangelista e Lucina. Segundo divulgou a jornalista Cintia Lages do Grupo Meio Norte, eles estavam em uma viagem religiosa pelo país no dia em que o grupo Hamas invadiu Israel no último sábado (07).
Ao chegarem em Jerusalém no último sábado (07), dia em que o país foi atacado, o guia local que acompanhava a família acionou o Ministério de Turismo e a embaixada brasileira.
Repatriação
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Rio de Janeiro, no Recife e em São Paulo, com as duas últimas chegando ao Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, uma forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza."