
O Piauí é o primeiro estado do Brasil na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agora ficou ainda mais fácil solicitar o documento. Uma resolução do governador Rafael Fonteles, em vigor desde terça-feira (16), garante que não é mais necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento atualizada. Qualquer certidão legível, autenticada e em bom estado pode ser utilizada, independentemente da data de emissão.
Atualmente, a Secretaria de Segurança Pública disponibiliza 190 pontos de atendimento do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, distribuídos em 150 municípios. Nessas unidades é possível solicitar a CIN de forma gratuita, tanto na primeira via quanto na substituição do antigo RG. Confira os endereços através do site https://www.ssp.pi.gov.br/cidadania-digital/unidades-de-servicos-digitais/.
Documentos obrigatórios para emissão da CIN
Certidão de Nascimento ou Casamento, com selo de verificação e número de matrícula;
CPF;
Comprovante de residência.
Documentos opcionais que podem ser incluídos
CNH;
Título de Eleitor;
NIT/PIS/PASEP;
Tipo sanguíneo (com laudo laboratorial);
Carteira de Trabalho;
Certificado de Reservista;
Cartão do SUS;
Laudo médico para pessoas com deficiência.
Onde usar a nova identidade
O documento é válido em todo o território nacional e nos países do Mercosul (exceto em viagens que exijam passaporte). Além de modernizar o sistema de identificação, a CIN utiliza o CPF como número único, o que garante mais segurança e integração de dados.
A lista completa com os endereços dos postos de emissão pode ser consultada no site da Secretaria de Segurança Pública.
Fonte: Secom-PI