Geral

MERECIMENTO

Rejane Dias ganha prêmio “Mais Inclusão” de reconhecimento à luta em defesa das

A indicação ao prêmio foi realizada pelo deputado Jadyel Alencar

Da Redação

Quarta - 09/08/2023 às 18:18



Foto: Divulgação Jadyel Alencar e Rejane Dias
Jadyel Alencar e Rejane Dias

A conselheira do Tribunal de Contas do Piauí, Rejane Dias, foi uma das vencedoras do prêmio “Mais Inclusão” do Congresso Nacional, que reconhece a trajetória de pessoas e instituições em defesa das pessoas com deficiência.

Nesta quarta-feira (09), deputados federais elegeram 10 nomes dentre os 34 candidatos indicados para receberem a menção honrosa, que é dividida em duas categorias: "Mérito Darci Barbosa", dedicada a Personalidades e entes federados, e "Mérito João Ribas”, dedicada a empresas públicas e privadas, ONGs e entidades. Rejane levou o prêmio em primeiro lugar na categoria personalidades Darci Barbosa.

A indicação ao prêmio foi realizada pelo deputado Jadyel Alencar. "O legado de Rejane Dias no Congresso Nacional é gigante, por isso o nome dela teve essa aceitação e toda essa repercussão”, disse o parlamentar.

Como Deputada Federal, Rejane Dias foi uma das presidentes da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara. Criou a Carteirinha Nacional de Identificação do Autista, através da Lei Romeo Mion. Foi secretária estadual de Educação, de Assistência Social, da Pessoa com Deficiência do Piauí e ajudou a consolidar a rede de reabilitação do Estado.
(Foto/Agência Câmara)

Sobre o Prêmio:


O “Prêmio Brasil Mais Inclusão” é uma homenagem anual a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

Os dez agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a Personalidades e Entes Federados, que concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas".
Cada deputado(a) ou senador(a) pode indicar até UM concorrente - independentemente da categoria -, mediante envio (nas datas definidas no ano para as indicações) de formulário online disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados.

Para a categoria Mérito João Ribas, as indicações podem ser feitas também na forma de autoindicação, mediante envio à Segunda-Secretaria do formulário eletrônico disponibilizado nas datas definidas para indicações.

Conforme Resolução nº 10/2015:
Art. 9º É vedada a indicação para o Prêmio Brasil Mais Inclusão de:
I - parlamentares do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas;
II - Comissões Permanentes ou Temporárias do Congresso Nacional, ainda que em parceria com outras indicações.
Membros da Mesa Diretora (Segunda e Terceiro-Secretários), integrantes titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados integram um Conselho Deliberativo, que elege, de forma democrática e transparente, os agraciados de cada ano.

Sobre a entrega do Prêmio:
A solenidade de premiação está prevista para a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) ou para a semana em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), instituído pela Organização das Nações Unidas. Na ocasião, é concedido um diploma de menção honrosa a cada agraciado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: