
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) divulgou, nesta terça-feira (11), uma nota pública expressando preocupação com a demora da atual administração superior da Universidade em validar o processo de consulta universitária que elegeu a professora Nadir Nogueira e professor Edmilson Moura como reitora e vice-reitor, respectivamente.
Após quase um mês da eleição, a UFPI ainda não homologou o resultado, que deve ser apreciado e homologado pelo Conselho Universitário (CONSUN), que também é responsável por elaborar a lista tríplice que será enviada para o Governo Federal. A partir da lista, o presidente Lula escolhe quem deverá ser nomeado para a reitoria da Universidade. O órgão se reuniu nesta segunda-feira (10) e o resultado da eleição não entrou na pauta.
A comunidade acadêmica tem demonstrado preocupação com a demora do processo. "A consulta foi realizada no dia 15 de maio de 2024 e, transcorrido quase um mês, não há qualquer movimentação nos trâmites relacionados à validação da consulta, nem ao menos um pronunciamento formal nas redes oficiais da instituição informando o resultado e referendando o nome da primeira colocada na consulta", diz a nota da Adufpi.
"O propósito desta atitude é não colocar o nome dos vencedores na lista tríplice? A comunidade ufpiana, professores, técnicos(as) e estudantes, pede uma explicação transparente, democrática e republicana. Eis o caminho que não queremos repetir, a indicação e composição de uma lista tríplice pelo CONSUN que não traduza o resultado das urnas", diz mensagem de texto divulgada por professores nas redes sociais.
O atual reitor Gildásio Guedes foi o segundo colocado na lista tríplice em 2020, mas foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para comandar a reitoria. No entanto, o presidente Lula já prometeu nomear a candidata escolhida pela comunidade acadêmica, que agora aguarda a posse de Nadir Nogueira.
A lista tríplice precisa ser enviada ao presidente Lula antes de outubro, para que a nova reitora da instituição tome posse em novembro.
A professora Nadir do Nascimento Nogueira e o professor Edmilson Miranda venceram as eleições para a reitoria da UFPI com mais de 5 mil votos, no dia 15 de maio. As professoras Lívia Nery, Flávia Lorenne e Nadir Nogueira concorreram ao cargo. Esta foi a primeira vez que três mulheres disputaram o processo na liderança das chapas.
Nas redes sociais, a professora divulgou um vídeo expressando sua preocupação com a demora no processo. Assista a seguir:
Confira a nota da Adufpi na íntegra:
Nota-Publica-da-Diretoria-da-ADUFPI-sobre-a-Demora-na-Validacao-da-Consulta-Universitaria.pdf