
O deputado estadual do Rio Grande do Sul Matheus Gomes (Psol) divulgou, nessa segunda-feira (20) em suas redes sociais, os documentos redigidos por engenheiros do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre, que mostram que a prefeitura de Porto Alegre estava ciente dos riscos de inundações nos bairros Centro, Menino Deus, Cidade Baixa e Sarandi.
"Agora temos as evidências do que já era especulado: a negligência causou a tragédia!", escreveu o deputado na rede social X (antigo Twitter).
Em novembro de 2023, após uma sequência de fortes chuvas que fizeram o nível do lago Guaíba chegar a mais de 3,4m, os engenheiros do DMAE constataram a necessidade de reparos "urgentes" em quatro casas de bombas, que compõem o sistema anti-enchentes da capital gaúcha. Os consertos seriam cruciais para evitar “o alagamento da área central de Porto Alegre, entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária”.
Segundo o deputado, a documentação será entregue ao Ministério Público e ações investigativas em outros órgãos de controle serão estimuladas.
O Rio Grande do Sul já contabiliza 151 mortos em consequência das fortes chuvas que afetam o estado desde o fim de abril. Segundo a Defesa Civil estadual, são 458 municípios afetados, 77.199 pessoas em abrigos, 806 feridos e 104 desaparecidos.