Geral

CIDADANIA E RESSOCIALIZAÇÃO

Presas participam de curso de panificação e confeitaria

Curso oferece capacitação em panificação e confeitaria para 15 reeducandas com foco na reintegração social

Da Redação

Quinta - 31/07/2025 às 14:23



Foto: Ascom Sejus Internas da Penitenciária Feminina de Teresina
Internas da Penitenciária Feminina de Teresina

Quinze presas da Penitenciária Feminina de Teresina Gardênia Gomes Lima Amorim, participam de um curso de capacitação em panificação e confeitaria. A formação, com carga horária de 36 horas, segue até o dia 6 de agosto e busca contribuir com a reinserção social das participantes por meio da qualificação profissional.

Durante as aulas, as alunas aprendem a produzir pães rústicos, biscoitos e doces finos, passando por todas as etapas da fabricação. A professora Karla Prado destaca o comprometimento das reeducandas e a importância do conteúdo abordado.

 “Elas aprendem desde a preparação da massa, vários tipos de pães e recheios, docinhos, biscoitos… No curso, serão feitas diversas receitas, em que as internas têm contato com todas as etapas de produção para depois, quando saírem da Penitenciária, poderem produzir e comercializar, tornando-se profissionais autônomas”, explicou.

Internas aprendendo a produzir pães rústicos, biscoitos e doces finos durante o curso (Foto: Ascom Sejus)

Uma das participantes, identificada pelas iniciais R. F., compartilhou sua experiência com a formação. “O que mais me chamou a atenção foi o manuseio da massa; é interessante como tudo acontece. Quando vamos a uma padaria, parece tudo fácil, o pão está ali feito e quentinho. Mas, quando colocamos a mão na massa, entendemos a dificuldade e como tudo é feito. É cansativo, mas muito gratificante o resultado. Nós agradecemos à Sejus, que oferece várias oportunidades de qualificação para a nossa ressocialização”, afirmou.

A iniciativa busca ampliar as oportunidades de reintegração das internas à sociedade, promovendo autonomia e dignidade para um novo recomeço após o cumprimento da pena. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: