Geral

PESQUISA

População quilombola no Piauí tem perfil mais jovem do que total residente no estado

O levantamento divulgado hoje trouxe informações sobre idade e sexo da população quilombola e indígena residente no Brasil

Da Redação

Sexta - 03/05/2024 às 13:56



Foto: Comunidades quilombolas
Comunidades quilombolas

A população quilombola do Piauí tem um perfil mais jovem do que a população total residente no estado, é o que diz o censo demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população quilombola. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (03).

No Piauí, foram contadas 31.786 pessoas quilombolas, o que representa cerca de 0,97% da população do estado. Entretanto, entre aqueles de 0 a 24 anos percebe-se que a proporção da população quilombola é superior à proporção da população total residente no estado. No grupo etário de 25 a 29 anos a proporção da população quilombola masculina ainda é superior à proporção da população masculina total do estado, mas no que se refere à proporção da população quilombola feminina, já passa a ser inferior à proporção da população feminina total do estado.

O censo também revelou que um total de 7.202 pessoas se autodeclarou como “indígena” no Piauí, o que representou um incremento de 4.254 pessoas a mais em relação ao quantitativo registrado no Censo Demográfico realizado em 2010, uma elevação da ordem de 144%. Em 2010, o estado ocupava a 26ª. posição em termos do quantitativo da população indígena dentre os estados do país, superando apenas o Rio Grande do Norte.

Em 2010, a população indígena representava cerca de 0,09% da população total do estado e em 2022, passou a representar cerca de 0,22% da população total. Quanto ao aspecto da idade da população indígena, percebe-se no Piauí que ela tem um perfil mais velho que a população em geral residente no estado.

Assim, observando-se uma pirâmide etária, percebe-se uma proporção menor da população indígena em relação à população geral residente no estado para o grupo etário mais jovem de 0 a 9 anos, tanto para homens como para as mulheres. Nos grupos etários de 10 a 24 anos a proporção da população indígena é maior que a proporção da população total do estado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: