Geral

DEFESA CIVIL

Piauí terá protocolo para uso de aeronaves em ações de emergência

O protocolo foi discutido em uma reunião intersetorial

Arnaldo Silva

Sexta - 15/09/2023 às 14:14



Foto: Defesa Civil Famílias ficam desabrigadas na zona Norte de Teresina
Famílias ficam desabrigadas na zona Norte de Teresina

Uma reunião intersetorial do Governo do Piauí discutiu, na quinta-feira (14), a construção de um protocolo sobre o uso de aeronaves em ações emergenciais no estado. O protocolo envolve o Comando de Aviação e Policiamento Aéreo (COPAer) e o Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer).

Conforme explicou o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, "a construção desse protocolo de gestão compartilhada de aeronaves pressupõe que nós podemos ter uma gestão mais eficiente das ações de resposta, principalmente durante a intensificação dos períodos chuvosos, quando são frequentes os casos de alagamento e desabrigados, além de dar mais eficiência à prestação dos serviços públicos vinculados ao protocolo".

Werton Costa afirmou ainda que o alinhamento procedimental também desempenha um papel fundamental na padronização de tarefas e diretrizes para o uso de aeronaves em atividades rotineiras.

"Isso contribui para a segurança das operações, a redução de erros e a mitigação de riscos, garantindo que todas as atividades aéreas sejam realizadas de forma consistente e profissional", disse.

O protocolo deve fortalecer a transparência e a responsabilidade no emprego de aeronaves, assegurando que os recursos estejam sendo utilizados de maneira eficaz e de acordo com os princípios de boa governança.

O governo do Piauí afirmou que esse protocolo é essencial para a gestão eficaz dos recursos públicos e para manter a confiança da sociedade nas instituições envolvidas. A medida não se limita apenas a situações de crise e emergência, mas abrange, principalmente, a rotina operacional dessas instituições.

Participaram da reunião, que foi convocada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os representantes da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) e Gabinete Militar do Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: