Geral

EDUCAÇÃO

Piauí registra avanços no acesso de políticas públicas por pessoas com deficiência

Estado foi o primeiro a aderir ao Novo Viver sem Limite em quatro meses

Da Redação

Segunda - 29/07/2024 às 11:08



Foto: Reprodução Investimento criação de salas de recursos multifuncionais em escolas públicas
Investimento criação de salas de recursos multifuncionais em escolas públicas

As ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite começam a dar resultados no estado do Piauí, o primeiro do país a aderir à iniciativa coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em quatro meses, já é possível constatar avanços no acesso de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência na região.

Nesse período, o Piauí garantiu investimentos para a implementação de 49 salas de recursos multifuncionais em escolas públicas e para a construção de centros especializados em reabilitação em cinco municípios. Por meio da parceria com o Governo Federal, o estado articula ainda a disponibilização de 50 ônibus acessíveis para o transporte seguro de estudantes.

Além disso, a previsão é que sejam implementados Centros Especializados em Reabilitação nos municípios de Uruçuí, Campo Maior, Corrente, São Raimundo Nonato e Picos. Os cinco novos espaços vão disponibilizar diversos serviços, como diagnóstico e atendimento das pessoas com deficiência, além de promover a concessão, a adaptação e a manutenção de tecnologias assistivas para a população com deficiência.

Antonio José Ferreira, diretor de Relações Institucionais da Secretaria, acredita que o Novo Viver sem Limite está colhendo frutos de uma construção coletiva. “Reunimos as principais demandas das pessoas com deficiência, após uma série de diálogos e consultas públicas, e recursos orçamentários federais para o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a inclusão, acessibilidade, combate ao capacitismo e garantia de direitos sociais. Em menos de um ano, já vemos o resultado deste trabalho modificando vidas e chegando aos territórios”, avaliou o gestor.

De acordo com a equipe da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, o objetivo é universalizar o acesso a ambientes educacionais inclusivos. Representantes da pasta no Piauí participaram da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na semana passada, em Brasília (DF). No evento, o grupo reiterou o compromisso de enfrentamento ao capacitismo, de promoção da acessibilidade e dos direitos sociais das pessoas com deficiência.

Adesões

Além do Piauí, outros quatro estados também aderiram ao Novo Viver sem Limite: Maranhão, Bahia, Paraíba e Ceará. A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, explica que o objetivo ampliar a adesão para todas as unidades federativas. “Estamos articulando a adesão dos estados com o objetivo de garantir que o Novo Viver Sem Limite, que nasceu sintonizado com as análises mais amplas sobre a deficiência, possa romper paradigmas assistencialistas e fortalecer a autonomia, o empoderamento e o reconhecimento das pessoas como sujeitos de direitos", assegurou.

Retomada

De volta após 12 anos, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos em cerca de 100 ações. Até o momento, o novo plano já concluiu ou realizou entregas parciais de 24 iniciativas voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o território nacional.

Fonte: ASCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: