
O Piauí foi destaque ao receber nota máxima nos sete critérios avaliados sobre transparência de dados relacionados a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), durante a I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, realizada nesta quarta-feira (2), em Brasília. O estado foi reconhecido como referência nacional pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
Durante o evento, que reuniu autoridades dos três poderes, representantes da sociedade civil e profissionais da segurança pública, foi apresentado um estudo técnico sobre a transparência nos dados de segurança pública. O Piauí se destacou como o estado mais transparente do país nesse indicador.
Avaliação dos Indicadores Criminais
Os critérios avaliados incluíram o uso correto da sigla CVLI, registros de Morte por Intervenção Legal de Agente do Estado (MILAE), Mortes por Causas Indeterminadas (MCI), contagem de vítimas, registros por cidade, local, data e hora das ações. Todos esses dados estão disponíveis ao público no Painel de Dados da DATASSP, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o reconhecimento é resultado de uma política séria e comprometida com a governança de dados. “Transparência é um pilar fundamental da segurança pública. Esse reconhecimento mostra que o Piauí não apenas registra os dados, mas os trata com responsabilidade e seriedade, sempre com clareza e foco na proteção da vida e no fortalecimento da confiança da população”, afirmou.
Fonte: SSP-PI